Violência

Campanha Agosto Lilás é iniciada em Arapiraca com o objetivo de minimizar os casos de violência doméstica

Só em Arapiraca, mais de 439 atendimentos foram realizados pelo Cramsv no primeiro semestre de 2021

Por 7 Segundos 04/08/2021 18h06 - Atualizado em 04/08/2021 18h06
Campanha Agosto Lilás é iniciada em Arapiraca com o objetivo de minimizar os casos de violência doméstica
Violência doméstica - Foto: Reprodução/Web

Uma das etiquetas mais importantes do mês de Agosto é a lilás, em alusão ao enfrentamento à violência doméstica. A campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o tema, que infelizmente ainda é frequente, principalmente nos relatórios policiais.

Só em Arapiraca, mais de 439 atendimentos foram realizados pelo Centro de Referência em Atendimento a Mulher em Situação de Violência (Cramsv) no primeiro semestre de 2021.

Os dados são da Superintendência de Políticas para a Mulher, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada quatro mulheres é ou já foi vítima de violência física, psicológica, patrimonial ou sexual praticada, na maioria das vezes, pelo seu próprio companheiro.

“A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres”, ressaltou a superintendente de Políticas à Mulher, Glauce Kelly. Segundo ela o Cramsv atendeu, no primeiro semestre de 2021, 439 mulheres.

Destas, 55 novas vítimas de violências foram acolhidas presencialmente ou on-line. Abril e maio registraram o maior número, com 92 atendimentos. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram 53, 77 e 83, respectivamente. Em junho foram 70 acompanhamentos.

Os índices são corroborados pelo Hospital de Emergência do Agreste. Pelos registros do HEA, em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, 321 pessoas foram atendidas por causa da violência. A maioria, 214, foram mulheres (67%).

Em 2020, com pessoas perdendo emprego, isolamento social, a violência terminou com 421 pessoas dando entrada no Hospital de Emergência do Agreste. Desse total, 286 vítimas eram mulheres (68%).

Até julho de 2021, 269 chegaram ao HE do Agreste por violência. Dessas, 180 são mulheres (67%).

Programação alusiva 

Para selar o início das atividades alusivas, a Superintendência Municipal de Políticas para a Mulher e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), realizou um treinamento com os visitadores do Programa Criança Feliz, com o objetivo de capacitá-los sobre o tema.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca, Fabrícia Galindo, o treinamento vai ajudar à prefeitura a apresentar os serviços disponíveis para as mulheres das famílias inseridas no programa.

“Os visitadores do Criança Feliz desempenham um papel muito importante na promoção da qualidade de vida das crianças visitadas e agora serão capacitadas sobre violência doméstica também”, disse a secretária.

Em alusão ao Agosto Lilás, a Prefeitura de Arapiraca criou uma vasta programação com o objetivo de debater o tema e divulgar os principais serviços direcionados às mulheres em situação de violência.

"Os visitadores do Criança Feliz desempenham um papel muito importante na promoção da qualidade de vida das crianças visitadas e agora serão capacitadas sobre violência doméstica também", disse a secretária.

Confira a programação na íntegra abaixo:

- 4 de Agosto - 14h - Treinamento de visitadores do Programa Criança Feliz sobre violência contra a Mulher;

- 6 de Agosto - 8h30 - Ação itinerante do Programa Viver Melhor na comunidade de Mangabeiras;

-10 de Agosto - 9h - Ação de divulgação do Agosto Lilás na Construtora Urbis Perucaba, empresa Promotora de Saúde;

- 10 de Agosto - 14h - Palestra on-line para profissionais da Atenção Básica com integrantes da Rede de Atendimento à Mulher (Cramsv e Juizado da Mulher);

- 11 de Agosto - 9h - Palestra na comunidade do bairro Canafístula, através de articulação com o Cras e com a Associação de moradores;

- 12 de Agosto - 9h - Palestra no Residencial Brisa do Lago, através de articulação do Cras com a associação de moradores;

- 16 de Agosto - 8h - Divulgação dos serviços da Rede de Atendimento à Mulher na Praça Marques da Silva;

- 17 de Agosto - 8h30 - Ação de divulgação do Agosto Lilás no Grupo Coringa, empresa Promotora de Saúde;

- 18 de Agosto - 8h30 - Palestra para o Grupo de Mulheres Bem-Me-Quero;

- 19 de Agosto - 8h30 - Ação de divulgação do Agosto Lilás na Aradisa, empresa Promotora de Saúde;

- 20 de Agosto - 8h - Reunião com Conselheiros Locais da UBS Cohab Nova;

- 20 de Agosto - 10h30 - Reunião com Conselheiros Locais da UBS Cacimbinhas;

- 23 de Agosto - 9h - Ação de divulgação do Agosto Lilás no Grupo Vieira, empresa Promotora de Saúde;

- 28 de Agosto - 14h - Caminhada Ecológica (EcoBrisa) com ações voltadas para as mulheres do Residencial Brisa do Lago;

- 30 de Agosto - 15h - Café com integrantes da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência;

- 31 de Agosto - 20h - Live com a promotora de Justiça Stela Cavalcanti.