Brasil

Golpistas oferecem conta verificada no Instagram e roubam dados e dinheiro

Com o preenchimento das informações, eles conseguem roubar até mesmo a conta do Instagram da vítima, e conseguem extorquir mais dinheiro

Por Band 05/08/2021 18h06
Golpistas oferecem conta verificada no Instagram e roubam dados e dinheiro
Ela ignorou a sugestão de seguir de volta na rede social - Foto: Reprodução/Internet

Golpistas estão se aproveitando das pessoas que buscam o selo de autenticação ou conta verificada no Instagram para roubar dinheiro. O crime acontece da seguinte forma: contas de pessoas que dizem trabalhar para a mídia social prometem a credencial verificada em troca de um valor, geralmente em dólar, e o usuário acaba acreditando na proposta.

Além de perder o valor em dinheiro, os usuários que caem no golpe também têm seus dados roubados.

Na coluna BandNews Tech desta semana, o colunista Igor Gomes explica que os golpistas mandam os usuários para formulários externos do aplicativo, e pedem dados pessoais para “verificar a conta”.

Com o preenchimento das informações, eles conseguem roubar até mesmo a conta do Instagram da vítima, e conseguem extorquir mais dinheiro.

A Trend Micro, uma empresa de segurança na Internet, relatou à BandNews TV que os golpes de verificação vem crescendo em mais de 70 países, incluindo o Brasil.

Como conseguir o selo de verificação no Instagram?

Para conseguir o selo de verificação, o pedido deve ser feito dentro do próprio aplicativo do Instagram de forma gratuita.

Entre no aplicativo, na página do seu perfil e clique nas três barrinhas no canto superior direito da tela. Então acesse "Configurações > Conta > Solicitar verificação”. Nesta última página, aparecerá um formulário dentro da própria rede social e você deve preenchê-lo

Você precisa comprovar a sua relevância online e também sua autenticidade por meio de um documento oficial, como RG ou habilitação, em um perfil pessoal. Já para as contas comerciais, vale apresentar o CNPJ, contrato social ou outra documentação similar. Então, o Instagram analisa a influência, exclusividade e credibilidade do usuário.

O Instagram notifica os usuários que conseguem ou não o selo de autenticação. Quem não for aprovado pode tentar o processo novamente depois de 30 dias. É possível tentar várias vezes, já que não há limite de pedidos de verificação.

Uma dica é tentar primeiro o selo de autenticação antes em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, que podem ser mais fáceis de conseguir. Ter a conta verificada em uma rede social dá mais credibilidade para que o usuário seja autenticado em outras redes.