Arapiraca firma cooperação com Ouvidoria Nacional para avançar nas garantias sociais
As partes irão estabelecer ações conjuntas para a defesa das minorias
A Prefeitura de Arapiraca assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para direcionar o envio das denúncias registradas na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), com o propósito de impulsionar as políticas públicas já estabelecidas no município para o fortalecimento e defesa das garantias individuais e sociais dos cidadãos e cidadãs na Capital do Agreste.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, o termo estabelece a cooperação mútua, por meio da Ouvidoria Nacional, pelo endereço eletrônico ouvidoria.mdh.gov.br, e pelos serviços dos Humanos no Disque 100 e a Central de Atendimento à Mulher pelo Disque 180.
Pelo documento, assinado nesta terça-feira (9), as partes irão estabelecer ações conjuntas para a defesa da mulher, da família, da criança e do adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência, população negra, minorias étnicas e sociais.
Com a integração da base de dados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca será responsável central pelo fluxo de recebimento e encaminhamento das denúncias aos demais órgãos responsáveis pela execução da política de proteção aos direitos humanos, o que garante maior celeridade e efetividade no tratamento dos casos.
Proteção social
O ouvidor nacional, Fernando César Ferreira, reforça que o trabalho conjunto entre os governos federal e municipal é fundamental no enfrentamento à violência. “Quando o município passa a atuar como órgão central nesse processo, conseguimos chegar mais rápido nas pessoas em situação de violação de direitos humanos. A expectativa é de que possamos ampliar essas parcerias com mais prefeituras, garantindo, assim, a proteção de maneira mais célere”, afirmou.
O prefeito Luciano Barbosa destaca a assinatura do termo para fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas nas comunidades da área urbana e do meio rural.
“O município de Arapiraca tem priorizado as políticas públicas, com o propósito de acabar as desigualdades sociais. Essa cooperação com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos representa mais um avanço e um passo importante, para que possamos dar celeridade a qualquer tipo de denúncia e informações, na busca de garantir, sempre, os direitos de cada arapiraquense”, declarou.
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
