Projeto Vestindo Minha Família lança sua primeira turma em Arapiraca
12 pessoas serão contempladas com aulas de Corte e Costura, além de oficinas sobre cooperativismo e empreendedorismo
O Projeto Vestindo Minha Família inicia, nesta segunda-feira (16), sua primeira turma no interior de Alagoas. O local escolhido para a ação foi a Comunidade Cristo de Betânia, em Arapiraca. Ao todo, doze pessoas serão contempladas com aulas de Corte e Costura profissional. O projeto é uma parceria do Comitê de Desenvolvimento de Comunidades (COMOVIMENTO) da Sicredi Expansão com o Senac e o Sebrae Alagoas.
Após o sucesso da turma-piloto em Maceió, a segunda turma do Vestindo Minha Família é especial por ser em uma cidade do interior e por ter a primeira turma mista, pois será composta por 11 mulheres e um homem. Ao longo de quatro meses, o grupo terá acesso também a ciclos de palestras sobre educação financeira, marketing pessoal, além de desenvolvimento do empreendedorismo e cooperativismo.
“Nós estamos muito inspirados para esse segundo momento. Estivemos no dia 26 de julho na comunidade para uma triagem, buscando pessoas que tivessem o interesse ou já aptidão a ser desenvolvida em Corte e Costura. Estamos animados com essa turma por conta do engajamento da associação. Nós temos entre as alunas a Maria do Socorro e ela traz toda uma expertise na área da associativismo e sustentabilidade”, conta Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi.
Incentivo para crescer
Maria do Socorro é, simplesmente, a presidente da Associação de Reciclagem das Catadoras em Arapiraca (Ascara), e é só alegria com o novo curso. Ela também integra a Arte Mulher, uma associação de costureiras no Conjunto Mangabeiras - mais conhecido como o antigo lixão de Arapiraca - que, apesar de seus anos de estrada, está aberta a novos conhecimentos e oportunidades.
“Eu espero que a gente saia com muita felicidade desse curso, vai ser uma alavanca para nós na associação, na Ascara e para o pessoal da Comunidade. Na Arte Mulher já somos mais maduras, temos uns dez anos de estrada, e tivemos outras ajudas antes com o pessoal do Sebrae, mas acreditamos que sempre podemos trazer mais coisas para o que a gente faz e essas aulas vão nos ajudar muito a crescer mais”, comemora Socorro.
Além de Senac e Sebrae, também são parceiros da Sicredi Expansão na turma de Arapiraca a Unimed Metropolitana do Agreste, Laboratório Lacel e JC Doces Arapiraca. Além das aulas e palestras, os estudantes também terão o transporte de ida e volta garantido para o local do curso, no Senac Arapiraca.
A primeira turma do Projeto Vestindo Minha Família contou com dez mulheres do Vale do Reginaldo, em Maceió, que se formaram em maio de 2021. À época, as oficinas complementares foram ministradas voluntariamente por colaboradores da Sicredi através da COMOVIMENTO e, após a formatura, a cooperativa seguiu acompanhando de perto as costureiras com as devidas orientações para profissionalização, incluindo abertura de contas e levantamento de necessidades de microcrédito para início dos negócios.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Últimas notícias
IML de Arapiraca localiza familiares de homem natural de Fernando de Noronha (PE)
Panela esquecida provoca princípio de incêndio em residência em Maceió
Conselho Superior do MPAL dá posse a três novos procuradores de Justiça
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
