Presença da variante Delta em AL faz aumentar procura por vacina contra a Covid-19 em Arapiraca
A variante tem infectado rapidamente a população não vacinada mundo afora

Os casos registrados da variante Delta do coronavírus em Alagoas, nas cidades de Maceió e Palmeira dos Índios, aparentemente gerou medo na população, principalmente para aaqueles que ainda não haviam tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Apesar da prefeitura de Arapiraca ter mantido a faixa etária de vacinação em 21 anos desde o último sábado (14), as filas nos três postos seguem grandes e, segundo a assessoria de comunicação do município, a grande maioria das pessoas que tem procurado pela vacina nos últimos dias são retardatários.
Para a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, isso pode indicar uma mudança de pensamento da população com relação às vacinas e com o medo de uma nova onda causada pela variante indiana.
"Nesses últimos dias, estamos recebendo muitos arapiraquenses com 40, 50, 60 anos e alguns até com mais. Para se ter uma ideia, hoje nós aplicamos a primeira dose em um idoso de 81 anos que ainda não tinha buscado a imunização. Acreditamos que com a chegada da variante a Alagoas, as pessoas preferiram se precaver e isso é muito importante, principalmente porque outros locais, por onde a variante já está circulando, tem alertado que as infecções estão ocorrendo principalmente na população não vacinada", explicou a enfermeira.
Ainda segundo Mônica Suzy, esses "bolsões" de retardatários fez com que a prefeitura segurasse um pouco a redução da imunização contra a Covid-19.
"Queremos avançar ainda mais na vacinação contra a Covid e para isso estamos aguardando a chegada de novas doses. Devido ao aumento na procura por parte desses retardatários, resolvemos esperar um pouco para poder reduzir a faixa etária com segurança", continuou.
RISCO PARA NÃO VACINADOS
Por ser altamente contagiosa, a variante Delta está causando novos surtos em alguns países, principalmente entre as pessoas que, por algum motivo, ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Segundo dados do governo do Rio de Janeiro a cepa indiana já é responsável pela maioria dos caso no estado, estando presente em 73% dos municípios fluminenses.
Dados publicados pelo governo britânico indicam que a Delta é de 40% a 60% mais contagiosa do que a variante Alfa, detectada na Inglaterra, e quase duas vezes mais transmissível do que a cepa original, identificada em Wuhan, na China.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), os casos de infecção pela variante na população vacinada é muito baixo. “As pessoas vacinadas que são infectadas apresentam sintomas por um período mais curto”, indica o CDC.
Apesar das vacinas terem sido projetadas tendo como base as versões mais antigas do coronavírus, especialistas destacam que os imunizantes seguem como as principais armas contra o vírus original e suas variantes, e apresentam eficácia na proteção à gravidade e morte por Covid-19.
Uma análise do órgão de saúde pública da Inglaterra (PHE) descobriu que duas doses da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca foram mais de 90% eficazes contra hospitalizações causadas pela variante Delta.
Para o coordenador de Epidemiologia de Arapiraca, o enfermeiro e sanitarista Evandro Melo falou sobre a importância de manter os cuidados preventivos para evitar a proliferação da nova cepa, como manter o distanciamento social, usar máscaras
“Além de continuar mantendo os cuidados, é fundamental que todos os arapiraquenses busquem a vacinação, primeira e segunda dose, assim que ela estiver disponível, pois esta é a única forma de garantir a segurança de todos. Lembrem-se: a vacina não protege apenas quem a toma, mas todos a sua volta”, informou o enfermeiro e sanitarista Evandro Melo.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
