Comportamento

Setembro Amarelo: Psicóloga explica origem do nome e aponta sinais de pessoas com ideação suicida

Ela orienta que, mesmo não sabendo como falar ou explicar, é preciso pedir ajuda a um profissional

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 10/09/2021 22h10 - Atualizado em 11/09/2021 09h09
Setembro Amarelo: Psicóloga explica origem do nome e aponta sinais de pessoas com ideação suicida
Setembro Amarelo - Foto: Ilustração

Nesta sexta-feira (10), o programa de rádio Na Mira da Notícia, apresentado pelo radialista Ângelo Farias, na 96 FM, recebeu Cilene Silvestre, psicóloga especializada em saúde mental, que explicou de onde surgiu o “Setembro Amarelo” e falou sobre a importância do auto cuidado e do cuidado com o próximo.

A depressão, em geral, é definida como um conjunto de condições associadas à elevação ou ao rebaixamento do humor.

“A depressão não é simplesmente uma tristeza. A depressão é uma doença que pode evoluir e se tornar uma doença grave com sintomas muitas vezes controversos”, explica a psicóloga. “A tristeza do depressivo é uma tristeza sem razão. É aquela tristeza que ele não sabe de onde vem, não sabe exatamente o porque está sentindo, é uma tristeza que desanima. É também uma euforia que não se justifica, uma irritabilidade. Um misto de sentimentos que vai minando o humor da pessoa”.

Cilene Silvestres adverte que, mesmo a maioria “achando que depressão é frescura”, a depressão existe e acomete uma parcela significativa da população, desde crianças até aos idosos.

Ela ainda aponta que sinais podem ser percebidos através de comportamentos e falas e diz que os familiares devem estar atentos e conversem mais com essas pessoas.

“Às vezes uma fala do tipo “não aguento mais essa vida” pode ser um sinal. Uma coisa é falar “não aguento mais aquele emprego”, “não aguento mais essa chateação”, “não aguento mais esse marido”, e outra coisa é falar que não aguenta mais viver. Esse é um sinal. A pessoa se mostra cansada de viver”, exemplifica.

A psicóloga explica: "quem tem ideação suicida não pensa em acabar com a vida, ela pensa em acabar com o sofrimento”.

Ela finaliza orientando que, mesmo não sabendo como falar ou explicar, é preciso pedir ajuda a um profissional.

Cilene Silvestre, psicóloga especializada em saúde mental, concede entrevista ao Na Mira da Notícia nesta sexta-feira (10) - Foto: 7Segundos/Na Mira da Notícia.

Origem de “Setembro Amarelo”

A profissional explica que a origem de “amarelo” se dá devido ao caso do Mike, que ocorreu em 1994, nos EUA. O adolescente, de 17 anos, foi encontrado morto após cometer suicídio dentro de um carro reformado pelo próprio, o qual ele havia pintado de amarelo. “No velório a família levou laços amarelos fazendo alusão à cor do carro”, acrescenta.

Além dos laços, a família também levou faixas com o seguinte recado: “Se precisar, peça ajuda”.