Setembro Amarelo: Psicóloga explica origem do nome e aponta sinais de pessoas com ideação suicida
Ela orienta que, mesmo não sabendo como falar ou explicar, é preciso pedir ajuda a um profissional

Nesta sexta-feira (10), o programa de rádio Na Mira da Notícia, apresentado pelo radialista Ângelo Farias, na 96 FM, recebeu Cilene Silvestre, psicóloga especializada em saúde mental, que explicou de onde surgiu o “Setembro Amarelo” e falou sobre a importância do auto cuidado e do cuidado com o próximo.
A depressão, em geral, é definida como um conjunto de condições associadas à elevação ou ao rebaixamento do humor.
“A depressão não é simplesmente uma tristeza. A depressão é uma doença que pode evoluir e se tornar uma doença grave com sintomas muitas vezes controversos”, explica a psicóloga. “A tristeza do depressivo é uma tristeza sem razão. É aquela tristeza que ele não sabe de onde vem, não sabe exatamente o porque está sentindo, é uma tristeza que desanima. É também uma euforia que não se justifica, uma irritabilidade. Um misto de sentimentos que vai minando o humor da pessoa”.
Cilene Silvestres adverte que, mesmo a maioria “achando que depressão é frescura”, a depressão existe e acomete uma parcela significativa da população, desde crianças até aos idosos.
Ela ainda aponta que sinais podem ser percebidos através de comportamentos e falas e diz que os familiares devem estar atentos e conversem mais com essas pessoas.
“Às vezes uma fala do tipo “não aguento mais essa vida” pode ser um sinal. Uma coisa é falar “não aguento mais aquele emprego”, “não aguento mais essa chateação”, “não aguento mais esse marido”, e outra coisa é falar que não aguenta mais viver. Esse é um sinal. A pessoa se mostra cansada de viver”, exemplifica.
A psicóloga explica: "quem tem ideação suicida não pensa em acabar com a vida, ela pensa em acabar com o sofrimento”.
Ela finaliza orientando que, mesmo não sabendo como falar ou explicar, é preciso pedir ajuda a um profissional.

Cilene Silvestre, psicóloga especializada em saúde mental, concede entrevista ao Na Mira da Notícia nesta sexta-feira (10) - Foto: 7Segundos/Na Mira da Notícia.
Origem de “Setembro Amarelo”
A profissional explica que a origem de “amarelo” se dá devido ao caso do Mike, que ocorreu em 1994, nos EUA. O adolescente, de 17 anos, foi encontrado morto após cometer suicídio dentro de um carro reformado pelo próprio, o qual ele havia pintado de amarelo. “No velório a família levou laços amarelos fazendo alusão à cor do carro”, acrescenta.
Além dos laços, a família também levou faixas com o seguinte recado: “Se precisar, peça ajuda”.
Últimas notícias

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)

Conversas revelam investidas de advogado preso suspeito de estuprar a filha no Sertão

PC prende homem em Fórum após descobrir mandado de prisão por tentativa de homicídio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
