Urnas eletrônicas serão auditadas durante eleição suplementar de Campo Grande neste domingo
As urnas auditadas serão das seções 117 e 143 e a fiscalização eletrônica acontecerá em Campo Grande
Pela primeira vez, uma eleição suplementar em Alagoas terá auditoria das urnas eletrônicas, procedimento que também é conhecido como votação paralela. Neste sábado (11), véspera da eleição municipal em Campo Grande, houve o sorteio das urnas que serão auditadas neste pleito: a urna da seção 117 passará por auditoria durante todo o dia da votação, em Maceió, e a urna da seção 143 passará por uma auditoria nos sistemas, no próprio município.
“A auditoria das urnas eletrônicas já acontece há muitos anos para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. O uso de sistemas informatizados na captação e contabilização dos votos acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, comuns à época do voto em cédulas”, informou o juiz Hélio Pinheiro, auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e responsável pela auditoria das urnas na eleição suplementar de Campo Grande.
Votação paralela
Na prática, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.
Após a emissão da zerésima (relatório que comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica), expedida pela urna e pelo sistema de apoio à votação paralela, serão iniciados os trabalhos de auditoria, conforme os procedimentos e horários estabelecidos pelo TSE para a votação oficial. A ordem de votação deverá ser aleatória em relação à folha de votação.
Encerramento da votação
Às 17h será encerrada a votação, mesmo que a totalidade das cédulas não tenha sido digitada, adotando a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas as providências necessárias para a conferência dos resultados obtidos nas urnas verificadas.

O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela e entre as cédulas da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e o registro digital dos votos apurados.
Presença do Ministério Público e da OAB
A solenidade de abertura da auditoria das urnas eletrônicas para a eleição suplementar de Campo Grande contou com a presença do juiz Ivan Brito, auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), da procuradora regional eleitoral, Raquel Teixeira, do seu substituto Antônio Henrique Cadete, e do representante da Comissão de Fiscalização da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Últimas notícias
Com força em Maceió e no interior, Ceci cresce nos bastidores e entra no radar da disputa pela ALE
Alfredo Gaspar destaca força das mulheres durante encontro que reuniu lideranças femininas em Maceió
Homem que teria iniciado vaias no Maracanã manda recado para Virginia
Turista provoca revolta ao espalhar cinzas do marido em ilha grega
Abin quebra silêncio sobre suposto contato com influencer que viu Ovni
Entenda o “batismo” em avião da Seleção Brasileira antes da Copa
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
