TRE confirma que resultado oficial da eleição suplementar de Campo Grande só foi divulgado às 19h30
Segundo presidente do Núcleo de Combate à Desinformação, grupo político
O Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), nota de esclarecimento a respeito do resultado oficial da eleição suplementar de Campo Grande.
Conforme a Justiça Eleitoral, a informação de que teriam sido divulgados dois resultados oficiais da eleição, cada um deles apontando um candidato vitorioso, não passa de fake news.
"O resultado oficial da totalização dos votos foi divulgado apenas por volta das 19h30 do último domingo, momento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou as informações para o cartório da 20ª Zona Eleitoral", informa o TRE por meio da nota.
Outro boato disseminado em Campo Grande, a respeito do transporte das urnas pós-votação também foi esclarecido pelo Tribunal: as urnas das 27 sessões usadas na eleição só foram levadas para a sede da Zona Eleitoral, que fica no município de Traipu, após o resultado oficial. A Polícia Militar fez a escolta das urnas, que foram transportadas em um caminhão.
"O que aconteceu nesta eleição suplementar foi que um dos candidatos contabilizou errado os boletins de urna e declarou sua vitória, mesmo sem o resultado oficial da votação. Alguns veículos de imprensa também se equivocaram e publicaram sem a informação oficial. Durante toda a apuração, tanto o juiz quanto o promotor eleitoral orientaram para que não houvesse comemoração antes da divulgação do relatório de totalização, mas a população não deu ouvidos”, explicou juiz Maurício César Breda Filho, presidente do Núcleo de Combate à Desinformação.
De acordo com o magistrado, o processo eleitoral garantiu que a vontade do povo de Campo Grande seja atendida, ainda que por uma diferença mínima de votos.
“A Justiça Eleitoral fez tudo que era possível para garantir toda legitimidade e transparência ao processo eleitoral, inovando com criação de comissão de fiscalização, auditoria das urnas, contato para denúncias e a atuação do nosso Núcleo de Desinformação. É preciso parar de buscar culpados quando se percebe derrotado. Toda a autenticidade do processo eleitoral pode ser comprovada com os boletins de urna que estão disponível no site do TSE e através dos relatórios que resultarão do pleito”, ressaltou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
