Ifal leva curso de Eletricista à comunidade de acolhimento a dependentes químicos
Foram 92 horas de curso, muitas atividades para treinar as lições dadas e um aprendizado que vai além da área de Eletroeletrônica
Um grupo de cinco estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com orientação da professora Renata Pereira, do Campus Arapiraca, ministraram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão para cerca de 35 integrantes da Comunidade Terapêutica Nova Vida, que fica na Vila Bananeira, em Arapiraca.
Foram 92 horas de curso, muitas atividades para treinar as lições dadas e um aprendizado que vai além da área de Eletroeletrônica. “O curso cumpriu sua função principal, que é a função social. O objetivo da extensão é impactar na comunidade externa de forma positiva. Portanto, o curso trouxe uma experiência enriquecedora para os estudantes que o ministraram, pois puderam repassar os conhecimentos adquiridos de forma prática para pessoas que realmente precisam, tanto de uma injeção de ânimo durante sua recuperação, quanto de novas perspectivas de vida”, ressaltou Renata.
Duas vezes por semana e até aos sábados, os estudantes do Ifal estiveram na comunidade para passar conhecimentos aos participantes do curso. Ademir Gomes da Silva, Emanuel França de Araújo, Rafael Augusto da Conceição, Clebson Luis da Silva e Aginaldo dos Santos Soares participaram da atividade e são concluintes do curso técnico em Eletroeletrônica. “Segundo eles, foi muito gratificante poder contribuir na formação dessas pessoas simples, que tanto precisam de atenção e de uma fonte de renda. Executar o curso, mesmo na pandemia, trouxe desafios, mas também oportunidades”, contou a professora, explicando que foi a primeira vez que o grupo atuou em uma comunidade de acolhimento.
O grupo foi bem recebido pela comunidade. “Já tinha um pouco de conhecimento e veio mais ainda o interesse porque o certificado pode abrir as portas para o mercado de trabalho e a gente pega uma experiência a mais, nunca a gente sabe de tudo. Eu quero agradecer a eles, depois ao Ifal também, que está dando essa oportunidade para a gente aqui, estávamos carentes desse tipo de curso”, disse um dos participantes, que está há três meses na comunidade.
Na próxima sexta-feira, 17, às 14h, será feito o encerramento das atividades do curso de Eletricista, com a entrega dos certificados. O momento é bastante esperado. “O curso buscou fornecer o conhecimento técnico de uma área que gere oportunidade e fonte de renda para contribuir com uma melhor reinserção do dependente químico na sociedade, além de contribuir para suprir a carência desse tipo de profissional na localidade”, finalizou a professora.
A Comunidade Nova Vida integra a Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência. A instituição conta com uma rede multidisciplinar para receber adultos do sexo masculino com dependência química.
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
