[Vídeo] Ifal busca patente para canudos feitos com cera de abelha por alunas do Campus Batalha
Produto foi apresentado em Mostra Disciplinar do Campus Ifal Batalha e também virou tema do TCC das alunas Ingrid Cabral e Matilde Ferreira
Encontrar um tema para inscrever na 5ª Mostra Disciplinar do Campus do Ifal em Batalha, cidade do sertão alagoano. Esse era o objetivo das alunas do curso técnico em Agroindústria, Ingrid Cabral, 20anos, e Matilde Ferreira, 19 anos.
Pensando nos problemas ambientais ocorridos em 2019 com a publicação na mídia de reportagens sobre os problemas ambientais causados pelo lixo descartado no mar a nas praias, especialmente em relação aos canudinhos plásticos, muitas vezes ingerido pelos animais marinhos como as tartarugas, a professora do Campus do Ifal em Batalha, Danielle Lemos, lançou a ideia de se produzir canudinhos utilizando um produto biodegradável e que ainda ajudasse a agregar valor.
Canudos de Cera produzidos por alunas do Campus do Ifal em Batalha. Foto: Giovanni Luiz-7segundos
Prontamente, as alunas Ingrid e Matilde abraçaram a ideia e daí, decidiram fazer o experimento com a cera de abelha. Em poucos meses, vários testes foram realizados. Fatores como a durabilidade e a resistência do produto, especialmente aos níveis de acidez de algumas substâncias líquidas que podem entrar em contato com o canudo, como sucos, refrigerante e leite, por exemplo, foram analisados até se chegar a comprovação de que a cera de abelha é uma matéria prima eficaz para a produção de canudinhos, inclusive, possibilitando uma renda maior aos apicultores, já que a cera é considerado um subproduto do ramo da apicultura.
O experimento virou tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) apresentado pelas alunas Ingrid e Matilde ainda em 2019. No dia 2 de setembro de 2021, as agora ex-alunas do Ifal, Ingrid e Matilde, receberam a notícia de que o Instituto realizou o depósito de pedido de patente do produto que elas criaram junto com a professora Danielle, que significa dizer que a ideia do canudo de cera deverá, em breve, receber um registro que autoriza a sua comercialização em larga escala, possibilitando rendimentos financeiros aos seus autores.
Confira o vídeo:
Últimas notícias
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
