Consulta Pública do Plano Municipal de Saúde de Arapiraca encerra neste domingo (26)
A consulta tem o objetivo de apresentar as propostas elaboradas durante todo o processo de construção do plano, podendo, ainda, inserir novas sugestões
Desde julho deste ano, o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 tem sido construído em etapas que contam com a participação popular, através dos Conselhos Locais de Saúde. Neste domingo (26), se encerra o prazo para que as população possa participar da Consulta Pública, que tem o objetivo de apresentar as propostas elaboradas durante todo o processo de construção do plano, podendo, ainda, inserir novas sugestões.
Para a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa, a consulta pública visa, sobretudo, o fortalecimento da Política de Saúde direcionada a todos os munícipes de Arapiraca.
“Esta é a etapa final do processo de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, que já foi validado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A Consulta Pública se apresenta como um mecanismo participação da sociedade no processo de definição das prioridades da Política Municipal de Saúde, aberta a todos os segmentos sociais”, explicou Emmanuelle, que é assistente social efetiva do município.
A secretária de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, destacou a importância do plano, como instrumento norteador da política de saúde pública de Arapiraca.
“A participação social é fundamental para a construção de uma saúde pública que atenda, de fato, aos anseios da população arapiraquense. Recentemente, Arapiraca foi destaque, ficando em 4ª lugar no nordeste no ranking de cidades inteligentes com melhor desempenho em Saúde Pública. Graças ao trabalho desempenhado pelos nossos profissionais, com foco na prestação do serviço de qualidade aos usuários do SUS”, disse a gestora municipal.
Dentre as principais finalidades da Consulta Pública estão: garantir a participação social na definição de prioridades do setor saúde para o próximo quadriênio, através da elaboração de sugestões; validar as propostas oriundas das Oficinas Locais de Planejamento, realizadas em 100% da Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em quatro Unidades Especializadas, com envolvimento dos diversos segmentos sociais (gerentes, equipes de saúde e Conselhos Locais).
CONFIRA A CONSULTA PÚBLICA:

Últimas notícias
Vereadora que defende causa animal recebe caixa com cachorro morto
Confira os números da Lotofácil 3729 sorteados hoje (7/7)
Francisco Sales cobra mudança na saúde e critica gestão estadual
Rio Largo inicia entrega do maior fardamento escolar da sua história
AMA e Focuarte discutem ações para fortalecer a cultura nos municípios
Prefeitura promove sessão especial de cinema para 500 crianças atendidas pelo SCFV
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
