Três meses após criança autista ter matrícula negada em escola, TJ/AL reforça direito à educação regular
Relatos de pais que têm dificuldades com a educação dos filhos especiais são frequentes, conta representante de Movimento
O Portal 7Segundos contou, há cerca de três meses, a história da arquiteta Fernanda Quentino, que é mãe de uma criança autista e foi impedida de matricular seu filho em três escolas particulares de Arapiraca. Cerca de três meses após a divulgação, o Tribunal de Justiça ratificou que crianças com deficiência tem direito à educação regular.
Em matéria publicada nesta terça-feira (28), a juíza da Infância e Juventude Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível de Maceió, explicou que o direito à educação inclusiva é garantido por lei, desde a Constituição Federal de 1988, passando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“Apesar de estar explícito na legislação, muitas instituições alegam não terem estrutura e não aceitam as crianças com necessidades especiais”, informou a magistrada.
Relatos como a da arapiraquense Fernanda Quentino são corriqueiros nas famílias com membros portadores de deficiência.
De acordo com a presidente do Movimento Autismo Tem Tratamento, Jussara Cavalcante, muitas vezes as escolas não oferecem estrutura apropriada para lidar com a criança.
“É muito triste crianças serem segregadas dos convívio e outras, porque os professores não estão capacitados. Infelizmente isso ainda é muito comum, ainda é tudo que as escolas conseguem fazer, porque não sabem o que fazer, porque não se prepararam”.
O defensor Isaac Souto conta que a Defensoria Pública do Estado costuma ingressar com ações pedindo a disponibilização de um auxiliar de sala. “As escolas públicas ainda não estão preparadas para receber (as crianças), fornecendo os profissionais adequados”, diz.
Últimas notícias
MPAL se posiciona contra retirada do nome de Zumbi do prédio da Prefeitura de União
Arthur Lira garante recursos para estrada entre povoado Ipiranga e Igreja Nova e amplia investimentos no Baixo São Francisco
Aumenta número de maceioenses no mercado de trabalho
Flávio Dino relatará habeas corpus que tenta revogar prisão domiciliar de Bolsonaro
Causa real da morte de criança de três anos ainda está sob análise do IML; principal suspeita é mordida de cobra
Colocação de contêiner de lixo na Feirinha do Tabuleiro provoca protesto; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
