Três meses após criança autista ter matrícula negada em escola, TJ/AL reforça direito à educação regular
Relatos de pais que têm dificuldades com a educação dos filhos especiais são frequentes, conta representante de Movimento

O Portal 7Segundos contou, há cerca de três meses, a história da arquiteta Fernanda Quentino, que é mãe de uma criança autista e foi impedida de matricular seu filho em três escolas particulares de Arapiraca. Cerca de três meses após a divulgação, o Tribunal de Justiça ratificou que crianças com deficiência tem direito à educação regular.
Em matéria publicada nesta terça-feira (28), a juíza da Infância e Juventude Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível de Maceió, explicou que o direito à educação inclusiva é garantido por lei, desde a Constituição Federal de 1988, passando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“Apesar de estar explícito na legislação, muitas instituições alegam não terem estrutura e não aceitam as crianças com necessidades especiais”, informou a magistrada.
Relatos como a da arapiraquense Fernanda Quentino são corriqueiros nas famílias com membros portadores de deficiência.
De acordo com a presidente do Movimento Autismo Tem Tratamento, Jussara Cavalcante, muitas vezes as escolas não oferecem estrutura apropriada para lidar com a criança.
“É muito triste crianças serem segregadas dos convívio e outras, porque os professores não estão capacitados. Infelizmente isso ainda é muito comum, ainda é tudo que as escolas conseguem fazer, porque não sabem o que fazer, porque não se prepararam”.
O defensor Isaac Souto conta que a Defensoria Pública do Estado costuma ingressar com ações pedindo a disponibilização de um auxiliar de sala. “As escolas públicas ainda não estão preparadas para receber (as crianças), fornecendo os profissionais adequados”, diz.
Últimas notícias

Mãe é resgatada após enviar bilhete pedindo socorro na mochila do filho

Incêndio atinge imóvel no Centro Histórico de Piranhas

Morre Enaldo Marques, líder da empresa Grafmarques e integrante de comitê do CRB
![[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória](https://img.7segundos.com.br/4VfLOQ1iCS1YicbUlVHzQAmYSUg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/f771wx4n-corretor-de-imoveis-cemiterio-1024x596.webp)
[Vídeo] Corretor de imóveis viraliza ao 'vender' túmulos para talaricos em Vitória

Operação da PF investiga contrato e apreende R$ 8 milhões em bens em municípios de AL

Influenciadora mexicana é morta ao vivo durante 'live' no Tiktok
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
