[Vídeo] Bolsonaro apela para Congresso aprovar projeto que torna fixo ICMS sobre combustíveis durante visita a AL
Teotônio Vilela foi a cidade alagoana que entrou na agenda do presidente em comemoração pela passagem de mil dias de seu governo
Em sua visita à cidade de Teotônio Vilela na tarde desta terça-feira (28), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da inauguração do conjunto residencial Marcelo Vilela, composto por 400 unidades habitacionais, que começou a ser construído em agosto de 2018. O conjunto habitacional foi orçado em pouco mais de 27 milhões de reais e foi entregue pelo Programa Minha Casa Verde e Amarela do governo federal. Muita gente vestiu o verde e o amarelo e levou a bandeira do Brasil como manifestação de apoio ao presidente.
Apoiadora do presidente Bolsonaro durante visita do presidente a Teotônio Vilela. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos
Em seu discurso, Bolsonaro endossou as palavras do presidente da Câmara, Arthur Lira, que criticou o aumento do preço dos combustíveis. Lira atribuiu a responsabilidade pelos constantes aumentos aos governos estaduais. Bolsonaro apelou para que a Câmara aprove ainda esta semana um projeto de lei que fixa o valor do ICMS cobrado sobre os combustíveis pelos governos de estado.
"Fiquei muito feliz em ouvir dele (Arthur Lira), que a Câmara deve colocar em votação esta semana a questão dos impostos estaduais. Esperamos a aprovação desse projeto que visa cumprir o dispositivo constitucional em que o ICMS passa a ter um valor fixo no Brasil. Não pode, cada vez se reajustar o preço do combustível por força da lei, a chamada lei da paridade que leva o preço do barril do petróleo fora do Brasil e o preço do dólar aqui dentro a majorar o imposto estadual”, disse o presidente em seu discurso.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 16/21, do Poder Executivo, unifica em todo o País as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis. A lista inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo.
A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que a cobrança será no local de consumo final. As alíquotas poderão variar conforme o produto e serão definidas depois pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.
Conjunto residencial inaugurado durante a presença de Bolsonaro em Teotônio Vilela. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos
A presença do presidente da República em Teotônio Viela mudou a rotina da cidade. Várias ruas tiveram o tráfego de veículos interrompido por causa da chegada do presidente e um forte aparato de segurança tomou conta da cidade de Teotônio Vilela durante a presença de Bolsonaro, que esteve acompanhado de alguns ministros e parlamentares durante a solenidade, além do prefeito e vice-prefeito do município.
Muita gente tentou ver o presidente de perto, mas, nem todos conseguiram chegar próximo a Bolsonaro. Mesmo assim, saíram satisfeitos.
Confira o vídeo:
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
