Diagnóstico para gestão do Canal do Sertão será apresentado durante audiência pública após solicitação de Jó Pereira
O diagnóstico será apresentado pelos engenheiros civis Vitor Carvalho Queiroz e Rodrigo Flecha Ferreira Alves
Na próxima sexta-feira, 8 de outubro, às 10h, o diagnóstico do trabalho “Elaboração de Proposta do Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano” será apresentado e discutido em audiência pública realizada em Delmiro Gouveia, no Hotel Bristol Aline. A audiência foi solicitada pela deputada estadual Jó Pereira durante encontro, ocorrido em julho deste ano, entre ela e representantes da HIDROBR Consultoria Ltda., contratada pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo para realizar o trabalho. A reunião com a parlamentar aconteceu a pedido da empresa.
“É importante que todos os alagoanos e alagoanas, em especial os sertanejos e sertanejas, as pessoas que vivem no semiárido, nos municípios que margeiam e que já foram ou serão impactados pelo Canal do Sertão participem da apresentação do diagnóstico sobre os impactos dessa grande obra na vida de toda Alagoas. O canal é de todos nós e ele precisa transformar vidas”, destacou Jó.
A importância econômica e social do Canal para Alagoas e a necessidade de avanços e investimentos na manutenção e na produtividade dessa que é a maior obra hídrica realizada com recursos federais em um estado, é uma pauta antiga encampada pela parlamentar. Por isso, Jó entende como extremamente necessária a apresentação do diagnóstico, do qual ela também ainda não tem conhecimento, para o parlamento e para todos os atores envolvidos direta e indiretamente com a obra.
A deputada explicou que o Estado de Alagoas, por meio da Semarh (Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e em convênio com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está produzindo o levantamento do modelo de gestão do Canal do Sertão, como ele será gerenciado, como se dará o uso da água, entre outros pontos. O diagnóstico é a primeira das várias etapas desse estudo.
“O alagoano do sertão, do semiárido precisa fazer parte e ser ouvido na discussão acerca do Canal, que vai interferir no desenvolvimento da região e na segurança hídrica do estado de Alagoas como um todo. É muito importante essa participação de todos, esse diálogo com a sociedade sobre a primeira etapa do estudo, a fase do diagnóstico que é, para mim, a mais considerável de um planejamento”, reforçou ela.
“É necessário validar esse diagnóstico com as pessoas que irão utilizar o Canal, com técnicos, entidades públicas, como a Ufal, entre outras, e entidades da sociedade civil organizada, porque se o levantamento não traduzir a realidade do potencial da obra para Alagoas, tudo o que for feito a partir dele estará prejudicado”, completou Jó.
APRESENTAÇÃO
O diagnóstico será apresentado pelos engenheiros civis Vitor Carvalho Queiroz e Rodrigo Flecha Ferreira Alves. O primeiro é diretor da HIDROBR, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador técnico do projeto.
Já Rodrigo Flecha é consultor, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, Mestre em Ciências e Técnicas do Meio Ambiente e ex-servidor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Após o diagnóstico, Jó Pereira entende que, uma vez apresentado o projeto de modelo de gestão, dentro da realidade desenhada - por exemplo: o que mudou desde o projeto original, até onde o Canal chegou - será possível a continuidade do trabalho ou a necessidade de novas discussões.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
