Sem licenciamento ambiental, petrolífera realiza treinamentos com comunidade em Piaçabuçu
Ações tiveram como objetivo repassar procedimentos de resposta a eventuais derramamento de óleo cru
Enquanto o processo de licenciamento ambiental para perfuração de petróleo na zona marítima da foz do Rio São Francisco não é concluído, a multinacional ExxonMobil iniciou trabalho de treinamento de comunidades ribeirinhas, nos municípios de Piaçabuçu - em Alagoas, Brejo Grande e Paracatuba - em Sergipe, para orientar moradores da região para situações como o derramamento de óleo cru.
As informações são da Sociedade Canoa de Tolda, que vem acompanhando a atuação da petrolífera internacional na implantação do Projeto SEAL, que pretende fazer perfurações em seis blocos localizados a 50 quilômetros da costa na região da foz do São Francisco. A entidade apontou falhas técnicas no relatório de impacto ambiental da ExxonMobil, que ignoraria os riscos da exploração do petróleo para a população ribeirinha e a biodiversidade do Velho Chico e se posiciona contra a concessão do licenciamento ambiental solicitado ao Ibama. Ministérios Públicos de Alagoas e Sergipe moveram ações a respeito de etapas do processo.
Por meio da empresa ERM, a ExxonMobil contratou dias empresas de consultoria para "convidar proprietários de embarcações e comunitários para o treinamento em técnicas de proteção e limpeza da costa". esses treinamentos aconteceram no final de outubro.
As atividades, no entanto, ocorreram sem autorização do Ibama, órgão responsável pelo licenciamento ambiental e aprovação das atividades da petroleira na região, conforme resposta recebida pela Sociedade Canoa de Tolda.

Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
