Sem licenciamento ambiental, petrolífera realiza treinamentos com comunidade em Piaçabuçu
Ações tiveram como objetivo repassar procedimentos de resposta a eventuais derramamento de óleo cru

Enquanto o processo de licenciamento ambiental para perfuração de petróleo na zona marítima da foz do Rio São Francisco não é concluído, a multinacional ExxonMobil iniciou trabalho de treinamento de comunidades ribeirinhas, nos municípios de Piaçabuçu - em Alagoas, Brejo Grande e Paracatuba - em Sergipe, para orientar moradores da região para situações como o derramamento de óleo cru.
As informações são da Sociedade Canoa de Tolda, que vem acompanhando a atuação da petrolífera internacional na implantação do Projeto SEAL, que pretende fazer perfurações em seis blocos localizados a 50 quilômetros da costa na região da foz do São Francisco. A entidade apontou falhas técnicas no relatório de impacto ambiental da ExxonMobil, que ignoraria os riscos da exploração do petróleo para a população ribeirinha e a biodiversidade do Velho Chico e se posiciona contra a concessão do licenciamento ambiental solicitado ao Ibama. Ministérios Públicos de Alagoas e Sergipe moveram ações a respeito de etapas do processo.
Por meio da empresa ERM, a ExxonMobil contratou dias empresas de consultoria para "convidar proprietários de embarcações e comunitários para o treinamento em técnicas de proteção e limpeza da costa". esses treinamentos aconteceram no final de outubro.
As atividades, no entanto, ocorreram sem autorização do Ibama, órgão responsável pelo licenciamento ambiental e aprovação das atividades da petroleira na região, conforme resposta recebida pela Sociedade Canoa de Tolda.

Últimas notícias

Veículo pega fogo no bairro da Cruz das Almas, em Maceió

Auxiliar técnico do CSA é demitido às véspera da partida contra o Maringá

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em plena luz do dia no bairro Jacintinho, em Maceió

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

Aves Silvestres são apreendidas em aldeia na zona rural de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
