Rodrigo Cunha quer criar Frente Parlamentar para ampliar carros elétricos no Brasil
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) apresentou uma proposta inovadora no Senado Federal: a criação da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade
A gasolina já chega a quase R$ 7 reais em postos de combustíveis em todo o país e também em Alagoas. Além de cada vez mais caro, este combustível é poluente e agride o meio ambiente, provocando inúmeros danos de longo prazo. Diante destes fatores, propostas ao redor do mundo tentam estimular o uso de carros e veículos elétricos e pensando nesta necessidade o senador Rodrigo Cunha (PSDB) apresentou uma proposta inovadora no Senado Federal: a criação da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade.
Na prática, a Frente pretende ter como finalidade a promoção de debates e iniciativas a respeito de políticas públicas, e outras medidas, que estimulem a mobilidade elétrica no Brasil. O projeto de criação da frente teve apoio da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e contará com uma comissão integrada por parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Na justificativa da proposição da Frente Parlamentar, Rodrigo Cunha aponta a necessidade da discussão de ações voltadas ao fomento da produção e barateamento dos carros elétricos, medida que terá impacto urbano, social e ambiental. “Esta Frente Parlamentar terá um papel vital para fazer com que os carros elétricos se tornem mais presentes e mais acessíveis à população, gerando economia e protegendo o meio ambiente. A eletromobilidade é a mais importante ferramenta para alterar a realidade caótica das cidades. Barata, rápida e sem poluir, é capaz de transformar a vida de cada um dos habitantes de uma cidade, direta ou indiretamente”, destaca o senador alagoano.
Rodrigo Cunha tem coordenado no Senado Federal as discussões nacionais sobre as mudanças e adaptações legislativas necessárias para preparar o Brasil rumo ao necessário aumento da frota de carros elétricos em circulação por todo o país. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, o senador realizou por meio da CCT uma audiência pública para debater o uso de veículos elétricos no Brasil.
Os carros elétricos respondem por 1,4% das vendas de veículos no Brasil. Na Alemanha, eles já são 28% da frota. Na China, 30%. O mundo atravessa uma transição bastante forte na mobilidade urbana que pode trazer benefícios econômicos e ambientais com a adoção de uma frota movida à eletricidade, uma vez que automóveis elétricos não se utilizam da combustão e não emitem gases poluentes.
Além disso, eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia. Enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é muito menor para se fazer o mesmo esforço de deslocamento.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
