Rodrigo Cunha quer criar Frente Parlamentar para ampliar carros elétricos no Brasil
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) apresentou uma proposta inovadora no Senado Federal: a criação da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade
A gasolina já chega a quase R$ 7 reais em postos de combustíveis em todo o país e também em Alagoas. Além de cada vez mais caro, este combustível é poluente e agride o meio ambiente, provocando inúmeros danos de longo prazo. Diante destes fatores, propostas ao redor do mundo tentam estimular o uso de carros e veículos elétricos e pensando nesta necessidade o senador Rodrigo Cunha (PSDB) apresentou uma proposta inovadora no Senado Federal: a criação da Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade.
Na prática, a Frente pretende ter como finalidade a promoção de debates e iniciativas a respeito de políticas públicas, e outras medidas, que estimulem a mobilidade elétrica no Brasil. O projeto de criação da frente teve apoio da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e contará com uma comissão integrada por parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Na justificativa da proposição da Frente Parlamentar, Rodrigo Cunha aponta a necessidade da discussão de ações voltadas ao fomento da produção e barateamento dos carros elétricos, medida que terá impacto urbano, social e ambiental. “Esta Frente Parlamentar terá um papel vital para fazer com que os carros elétricos se tornem mais presentes e mais acessíveis à população, gerando economia e protegendo o meio ambiente. A eletromobilidade é a mais importante ferramenta para alterar a realidade caótica das cidades. Barata, rápida e sem poluir, é capaz de transformar a vida de cada um dos habitantes de uma cidade, direta ou indiretamente”, destaca o senador alagoano.
Rodrigo Cunha tem coordenado no Senado Federal as discussões nacionais sobre as mudanças e adaptações legislativas necessárias para preparar o Brasil rumo ao necessário aumento da frota de carros elétricos em circulação por todo o país. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, o senador realizou por meio da CCT uma audiência pública para debater o uso de veículos elétricos no Brasil.
Os carros elétricos respondem por 1,4% das vendas de veículos no Brasil. Na Alemanha, eles já são 28% da frota. Na China, 30%. O mundo atravessa uma transição bastante forte na mobilidade urbana que pode trazer benefícios econômicos e ambientais com a adoção de uma frota movida à eletricidade, uma vez que automóveis elétricos não se utilizam da combustão e não emitem gases poluentes.
Além disso, eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia. Enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é muito menor para se fazer o mesmo esforço de deslocamento.
Últimas notícias
Ministério Público lança Centro de Autocomposição de Conflitos em Arapiraca
Maragogi: com trabalho de Arthur Lira, São Bento vive grande transformação e ganha mais dignidade
Moradores de Porto de Pedras sofrem com falta d’água
[Vídeo] Micro-ônibus da linha Rio Largo–Maceió colide com poste e deixa feridos, em Rio Largo
Governo de Alagoas investe R$ 30 milhões e autoriza construção de seis novas creches Cria em Delmiro Gouveia
Prefeitura de Guarulhos reconhece programa Gigantinhos como referência nacional na primeira infância
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
