Impasse entre Prefeitura e Uneal suspende aula do Proesp para servidores públicos
De acordo com as denúncias, o acesso a plataforma do programa foi bloqueado há 15 dias

Os servidores públicos municipais de Arapiraca que cursam nivel superior por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) não podem frequentar as aulas em função de um impasse entre as duas instituições.
De acordo com o servidor público Anselmo Santos, as aulas dos cursos de graduação estavam sendo oferecidas de forma on-line, mas há cerca de duas semanas o acesso à plataforma do Proesp (Programa Especial para Formação de Servidores Públicos) foi bloqueado.
Ainda de acordo com Anselmo Santos, há dois anos, o município estabeleceu a parceira com a universidade e desde então, 23 servidores públicos municipais realizam a graduação nos mais variados cursos como Direito, Administração Pública, Pedagogia, dentre outros.
"A Prefeitura e a Uneal não podem prejudicar os servidores que desejam concluir o nível superior. Eles precisam resolver as pendências sem impedir o acesso as aulas", afirmou o servidor público.
A coordenação do Proesp /Uneal enviou nota informando que a Prefeitura de Arapiraca está há um ano e quatro meses sem repassar os recursos para a realização do programa. A nota afirma ainda que já foram realizadas diversas reuniões com a gestão anterior e a atual no sentido de encontrar uma solução para o problema mas não obteve êxito.
Veja a nota completa abaixo :
O Proesp é um programa da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), que tem como objetivo a formação do servidor público no Estado de Alagoas em nível de graduação e pós-graduação. Sua operacionalização ocorre através de convênios realizados entre órgãos públicos e a UNEAL, em que ficam definidas as responsabilidades das partes envolvidas. No que tange ao convênio PROESP/UNEAL com o município de Arapiraca, o mesmo foi firmado em 2019 e reeditado em termos aditivos para ajustar o número de servidores municipais vinculados ao mesmo. A Uneal tem desempenhado a responsabilidade estabelecida no mesmo sem a devida contrapartida do município de Arapiraca por 16 meses seguidos, apesar do extenso rol de comunicações oficiais, reuniões realizadas, e cessão de informações demandadas pelos gestores municipais que tomaram conhecimento do convênio após assunção no início desse ano de 2021.
No atual contexto, e prezando pela manutenção dos convênios com o município, o PROESP/UNEAL cessou parcialmente os serviços prestados aos servidores municipais vinculados ao programa e comunicou novamente aos gestores do município a existência de ônus pretérito solicitando que sejam creditados, convocando também reunião para definir termos de ajustes que equacionem o problema.
Lenivaldo Melo
Coordenador Geral do ProEsp
A prefeitura de Arapiraca também se manifestou sobre o assunto por meio de nota:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Educação e Esporte, informa que os possíveis recursos em atrasos são provenientes de convênio firmado anos anteriores, mas, tendo em vista a importância do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp), o município já está com processo para regularização dessa pauta.
É importante deixar claro que um novo convênio foi firmado recentemente com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e que os vínculos financeiros estão sendo repassados de forma regular à instituição de Ensino Superior.
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
