Geral

Grupo Solidariedade Jovem promove ação para os venezuelanos de Arapiraca

Foi realizada doação de alimentos, kti de higiene, roupas e brinquedos

Por 7Segundos 01/01/2022 08h08 - Atualizado em 01/01/2022 20h08
Grupo Solidariedade Jovem promove ação para os venezuelanos de Arapiraca
Grupo Solidariedade Jovem promove ação solidária para os venezuelanos - Foto: 7segundos

Há três anos um grupo de amigos decidiu fazer uma ação natalina em um abrigo de menores. O que seria apenas uma ação isolada no Natal de 2018 acabou se tornando um projeto permanente e recebeu o nome Solidariedade Jovem. Uma das idealizadoras do grupo é Melissa Marx Nunes. Ela relatou que a primeira ação foi no Lar São Domingos e reuniu poucos amigos. Depois foi discutida a necessidade de realizar outras ações.

"Inicialmente o grupo era formado por 70 pessoas mas em 2019 muita gente saiu e chegamos a realizar ações só com cinco integrantes. Mas durante a pandemia começamos a fazer ações com moradores em situação de rua e outras pessoas se engajaram no grupo. Atualmente o grupo é formado por cerca de 100 integrantes. Nem todos participam das ações externas mas contribuem de outras formas", relatou Melissa Marques.


A última ação deste ano do grupo Solidariedade Jovem foi a doação de kits de higiene, roupas, alimentos e uma canja quentinha para os venezuelanos que estão alojados em um galpão na Rua São Judas Tadeu, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Antes de entregarem as doações os jovens foram até o alojamento para conversar com os venezuelanos para saber quantos deles estão abrigados nesse alojamento, quais as principais necessidades deles e o tipo de alimento que eles consomem. 

" Tivemos esse cuidados porque a cultura deles é diferente. Soubemos que eles não gostam de comidas temperadas e também não usam pimentão para preparar os alimentos", afirmou uma das integrantes do grupo.


Melissa Marques conta que após realizarem esse diagnóstico inicial, o grupo Solidariedade Jovem publicou nas redes sociais os itens de higiene, alimentos e o tipo de roupa que eles estavam necessitando com mais urgência para poder iniciar o processo de arrecadação das doações. 

"Nós temos apenas uma empresa que sempre nos ajuda com a doação de embalagens. Os outros itens a gente consegue através da família e amigos que se dispõem a ajudar", ressaltou.

Nessa ação de fim de ano, os venezuelanos receberam do grupo Solidariedade Jovem roupas para os adultos e as crianças, brinquedos, alimentos, e kits de higiene como creme dental , sabonete e outros itens de limpeza. O grupo também preparou uma canja e comprou pão para alimentar os estrangeiros . 


Os quatro caldeirão de canja preparados pelos jovens alimentaram as famílias venezuelanas e  também foram  distribuídos em uma favela localizada no bairro Itapuã. 

" Em 2022 queremos intensificar essas ações e poder ajudar a mais pessoas que estejam passando por necessidades. O ato solidário contribui para sermos melhores pessoas e olhar para o outro com mais humanidade" , finalizou.