Mundo

Bola de cabelo humano gigante quebra recorde mundial do Guinness Book

A bola pesa 102,12 kg, e foi criada pelo cabeleireiro estadunidense Steve Warden

Por UOL 07/01/2022 08h08 - Atualizado em 07/01/2022 08h08
Bola de cabelo humano gigante quebra recorde mundial do Guinness Book
Foram anos juntando mechas de cabelo de clientes; Steve ainda contou com doação de pessoas na Comic Con de Orlando, em 2021 - Foto: Reprodução/ YouTube/ Guinness World Records

Uma bola de cabelo humano gigante, pesando 102,12 kg, criada pelo cabeleireiro estadunidense Steve Warden quebrou o recorde mundial do Guinness World Records. O anúncio foi feito ontem no site da instituição, mostrando o feito, 25 kg além da marca anterior. 

Warden é proprietário do salão de beleza Blockers em Cambridge, no estado de Ohio (EUA), e se inspirou no filho para criar a Hoss, nome que ele deu para a bola gigante. "Peguei um canto do meu salão e fiz um buraco na lateral da parede e no porão, e fiz uma rampa", falou ele em comunicado.


Após várias cortes dos cabelos dos clientes, ele juntou fios suficientes para moldar a bola gigante, com a ajuda de diferentes tipos de cola para fixar bem os cabelos. Em 2019, ele já tinha 45 quilos de cabelo na esfera.

"Eu literalmente coloquei as luvas, agarrei uma mecha do cabelo e meio que formei uma bola. A primeira era do tamanho de uma bola de beisebol", afirma o cabeleireiro. Quando já estava grande, a obra de Warden apareceu no livro "Ripley's Believe It or Not", e, por isso, em novembro de 2021, ficou exposta na Comic Con de Orlando, onde visitantes puderam adicionar seus próprios cabelos.

"Eles colocaram uma pequena nota: 'doe uma mecha do seu cabelo e faça parte da exibição de Ripley para sempre'. Simplesmente se tornou uma coisa, meio que explodiu. As pessoas gostaram da interação", explicou Steve, que, desde então, passou a exibir a bola gigante de cabelo humano.

Foi justamente isso que chamou atenção do Guinness, referência na aferição de recordes mundiais, pois seus organizadores acreditavam que o recorde que eles detinham poderia finalmente ser quebrado após anos.

Em 13 de dezembro de 2021, o peso recorde de Hoss foi confirmado: 102,12 kg. "Mudou minha vida", orgulha-se Steve. O peso oficial já era mais que suficiente para quebrar a marca de 14 anos que pertencia ao barbeiro Henry Coffer, de Missouri (EUA), que morreu em 2014. A bola de cabelo humano dele pesava 75,7 kg e tinha 1,2 metro de altura e 4,26 metros de circunferência.