Agreste

Escola de Junqueiro emite nota sobre aluno com deficiência que teria matrícula rejeitada 

Através de seu advogado, instituição de ensino informou que aluno será matriculado, caso os pais queiram, e tudo não passou de um mal-entendido

Por 7Segundos 13/01/2022 17h05 - Atualizado em 13/01/2022 19h07
Escola de Junqueiro emite nota sobre aluno com deficiência que teria matrícula rejeitada  
Escola garante que aluno será rematriculado - Foto: ilustração

A Escola Francisco de Jesus, localizada na cidade de Junqueiro, no Agreste de Alagoas, entrou com contato com o Portal7Segundos, através de seu advogado, Vitor Castro Costa, para esclarecer o problema ocorrido na instituição de ensino na segunda-feira (10). O caso foi transformado em reportagem publicada nesta quarta-feira (12) sobre uma parente de aluno que procurou a redação do Portal7Segundos para denunciar que a Escola Francisco de Jesus, que é particular, teria rejeitado fazer a rematrícula do menino, de 8 anos de idade, que tem deficiência.

Segundo a parente que não quis se identificar, a criança tem hiperatividade, também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A escola teria se recusado a matricular o filho, segundo ela,  porque não teria condições de pagar uma professora para atender com exclusividade à criança.

Nesta quinta-feira (13) o advogado da escola enviou uma nota de esclarecimento ao Portal7Segundos informando que a Escola Francisco de Jesus não se negou a fazer a rematrícula do aluno e que o que aconteceu foi um mal-entendido, onde a parente do aluno teria se confundido ao interpretar o atendimento realizado pela gestora da instituição de ensino que teria afirmado que o aluno seguiria na sala de aula regular e teria atividades direcionadas, como sempre ocorreu. 

Por fim, a Escola Francisco  de Jesus afirma que sempre ofertou e continuará ofertando ensino educacional especializado, primando pela inclusão, diversidade e respeito ao ser humano. Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Escola Francisco de Jesus, referência na educação de Junqueiro há 23 (vinte e três) anos vem, por meio de sua assessoria jurídica, fazer um esclarecimento à população junqueirense a respeito do mal-entendido ocorrido na última segunda-feira, 10/01. Na ocasião, a mãe de um aluno matriculado na escola desde 20 de janeiro de 2015, procurou a mesma para questionar como seria o atendimento do mesmo em 2022. A gestora da escola explicou que o estudante seguiria na sala regular e teria atividades direcionadas, como sempre ocorreu. A escola sempre ofertou e continuará ofertando o atendimento educacional especializado. Somos uma instituição de ensino sob a luz de uma constituição democrática; inclusão, diversidade e respeito são valores que nos orientam e que buscamos sempre passar para os nossos alunos. Não realizamos e nem toleramos qualquer forma de discriminação. ATUALMENTE, INCLUSIVE, A ESCOLA ATENDE 10 (DEZ) ESTUDANTES COM ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS. Lamentamos profundamente a má interpretação por parte da família do estudante e reiteramos que não houve recusa de rematrícula. A escola, certa da seriedade do trabalho ofertado dentro da legalidade, se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.