Epidemia simultânea de Covid-19, Influenza e Dengue pode atingir cidades do Agreste nos próximos meses
A proliferação do Aedes aegypti é esperada para os próximos meses

As temperaturas elevadas e o aumento da umidade do ar são propícios para as chuvas de verão, que ocorrem geralmente em grande quantidade. Com isso, doenças provocadas por arbovírus encontram as condições perfeitas para se proliferarem facilmente nas cidades.
Alguns desses arbovírus são transmitidos pelo Aedes aegypti, bastante conhecido pelos órgãos de saúde pública e população em geral. Com a proliferação de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, causadas pela picada do inseto infectado, Arapiraca e cidades do Agreste alagoano podem sofrer uma epidemia simultânia, tendo em vista o aumento nos casos de Covid-19 e Influenza.
Para a coordenadora de Epidemiologia de Arapiraca, maior cidade do Agreste alagoano, os cuidados de prevenção a essas doenças são imprescindíveis para evitar o agravamento da epidemia de síndromes gripais que já causa superlotação nos serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.
"Durante esta semana, nós já estamos começando a convocar os estabelecimentos de saúde públicos e privados para se atentarem à notificação dos casos de dengue à Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista o aumento da procura por parte dos pacientes com síndromes gripais. Em breve o município dará início à campanha educativa para que a população seja parceira no combate ao Aedes aegypti e, assim, minimizar os possíveis casos que tendem a surgir", esclareceu a profissional de saúde.
Além dos cuidados amplamente conhecidos no combate ao coronavírus e a H3N2, como higienização das mãos e superfícies, uso de máscara de proteção facial, e o distanciamento social, também é importante destacar as ações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.
- Garrafas PET e de vidro: as garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo;
- Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado;
- Calhas: limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;
- Cacos de vidros nos muros: vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água;
- Baldes e vasos de plantas vazios: guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;
- Plantas que acumulam água: evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;
- Caixas de água, cisternas e poços: mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria;
- Pratinhos de vasos de plantas: mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;
- Objetos d’água decorativos: mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito;
- Lixo, entulho e pneus velhos: entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Últimas notícias

Domingo é dia de forró em Arapiraca: confira os arraiás de hoje!

Teca Nelma prestigia concurso de coco e defende projeto que reconhece tradição como patrimônio de Maceió

Homem pede para ir ao banheiro e é preso tentando fraudar concurso da Guarda Municipal de Arapiraca

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em povoado no município de Batalha

Alagoas é o 1º do Nordeste e 5º do país em redução da desigualdade de renda

Câmera de segurança flagra momento em que carro bate em poste na Leste-Oeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
