Covid -19

Vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência deve iniciar na próxima semana em Arapiraca

Profissionais estão passando por capacitação e a estrutura está sendo montada

Por 7Segundos 19/01/2022 07h07 - Atualizado em 19/01/2022 08h08
Vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência deve iniciar na próxima semana em Arapiraca
Vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência deve iniciar próxima semana em Arapiraca - Foto: Agência Brasil

Apesar de algumas cidades alagoanas já terem iniciado a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente, Arapiraca só deve dar início à imunização desse grupo na próxima semana.

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, o Portal 7Segundos foi informado de que a equipe técnica que ficará responsável pela imunização das crianças está passando por capacitação e que toda a estrutura está sendo montada. A previsão é de que imunização comece na próxima segunda-feira, mas a informação ainda não foi confirmada.

A Capital do Agreste alagoano recebeu 1.380 doses da vacina Pfizer pediátrica, que fazem parte do primeiro lote distribuído pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde.

O aumento no número de casos de Covid-19 em Arapiraca tem feito com que a Secretaria Municipal de Saúde busque meios de incentivar à busca por vacinas.

No último Boletim Epidemiológico, publicado nessa segunda-feira (7), o aumento registrado, quando comparada a última semana de dezembro e a segunda de janeiro, foi superior a 1800%, saltando de 3 para 56 casos confirmados.

Tendo em vista que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos graves da doença que estão sendo registrados atualmente é de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina, a prefeitura realizou, no último sábado, um mutirão de vacinação.

Segundo a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis, foram quase duas mil doses aplicadas durante o mutirão. “Nosso objetivo durante o Dia D foi alcançado. Foram 756 doses aplicadas no Ginásio do Pedro Reis, outras 722 no João Paulo II e mais 478 na UBS das Batingas”, disse a coordenadora Mônica Suzy, reforçando que outros mutirões já estão sendo planejados.

Segundo relatório encaminhado por ela, também é possível perceber aumento na procura pela primeira dose da vacina contra a Covid-19. Durante o mutirão, foram aplicadas 191 primeiras doses, 711 segundas doses e 1.054 doses de reforço/adicionais.