Ministério da Saúde rejeita recomendações da Conitec contra kit covid
Chamado 'tratamento precoce' não tem eficácia comprovada no combate à doença
As diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, a Conitec, foram rejeitadas pelo Ministério da Saúde. A decisão está publicada em portarias publicadas nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.
Em maio e dezembro, a Conitec, órgão ligado à pasta responsável pelos protocolos adotados no SUS orientou a não utilização do chamado kit covid, composto por tratamentos sem eficácia, como cloroquina e ivermectina em nenhuma hipótese.
Desde então, os técnicos enfrentam a resistência do Ministério, já que os medicamentos são uma das bandeiras do governo e seus aliados durante a pandemia. Hélio Angotti Neto, chefe da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos estratégicos em Saúde assinou a decisão.
Entre os motivos, Angotti Neto disse que há "incerteza e incipiência do cenário científico diante de uma doença em grande parte desconhecida" - mesmo que a comunidade médica já tenha se posicionado amplamente contra o uso desses medicamentos, bem como a própria Organização Mundial da Saúde.
A imprensa também foi citada como um dos motivos por que as diretrizes fossem barradas. Segundo Angotti Neto, houve "repetidos vazamentos de informações com intenso assédio da imprensa e de agentes políticos da CPI da Covid sobre membros da Conitec". A Comissão, no entanto, detectou que houve pressão de governistas para que o kit covid fosse aceito pela Conitec.
A decisão de não recomendar o kit foi tomada em uma votação que acabou em 7 a 6, resultado atípico na Conitec, segundo Angotti Neto. Os votos contrários vieram do Conselho Federal de Medicina e de cinco secretarias do governo. Segundo a Rádio CBN, o chefe da secretaria pediu a demissão de uma das auxiliares que votou a favor do relatório que contraindica o kit covid, Vânia Canuto.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
