Agreste

Multinacional africana desiste de comprar Mineração Vale Verde e transação deve parar na Justiça

Grupo Appian Capital Advisory deve ir à Justiça para contra Sibanye-Stillwater

Por 7Segundos 26/01/2022 18h06
Multinacional africana desiste de comprar Mineração Vale Verde e transação deve parar na Justiça
A Mineração Vale Verde opera na zona rural de Craíbas, Agreste alagoano - Foto: Reprodução

A empresa Sibanye-Stillwater, multinacional africana que anunciou a compra da mina de níquel Santa Rita, operada pela Atlantic Nickel, e da mina de cobre Serrote, da Mineração Vale Verde, comunicou aos seus acionistas e ao mercado que encerrou o acordo preliminar e desistiu da aquisição das minas, que são controladas pelo grupo britânico Appian Capital Advisory.

O acordo de compra havia sido fechado em outubro do ano passado e previa o pagamento de 1 bilhão de dólares e mais 5% de royalty pelo metal a ser produzido na futura mina subterrânea de Santa Rita.

De acordo com a Brasil Mineral, após a assinatura do acordo preliminar de aquisição, a Sibanye-Stillwater foi informada pela Appian sobre a ocorrência de um evento geotécnico em Santa Rita. A companhia compradora avaliou o evento e seu efeito e concluiu que “é razoavelmente esperado que seja relevante e adverso aos negócios, situação financeira, resultados operacionais, propriedades, ativos, passivos ou operações da Santa Rita”.

De acordo com os termos do acordo de aquisição da Atlantic Nickel, a Sibanye BM Brazil Limited, uma subsidiária integral da Sibanye-Stillwater, notificou na última segunda-feira (24) sobre a rescisão do acordo.

O acordo relacionado `à aquisição da Mineração Vale Verde, que realiza a operação Serrote na zona rural de Craíbas, Agreste alagoano, foi encerrado "por tabela", tendo em vista que este está condicionado ao encerramento contemporâneo do acordo da Atlantic Nickel, condição que tornou-se impossível de satisfazer.

JUDICIALIZAÇÃO

A multinacionaL britânica Appian Capital Advisory, que coordena as operações das minas brasileiras, informou nessa quinta-feira (25), através do CEO da empresa, Michael Scherb, que está avaliando todas as suas opções legais e que tomará as medidas necessárias para fazer valer seus direitos neste processo.

A Appian informou, ainda, que foi pega de surpresa com o anuncio da mineradora sul-africana, e diz crer que não existe fundamento para o encerramento legal do acordo de aquisição das operações da Atlantic Nickel e da Mineração Vale Verde.

Em seu favor, a empresa britânica alega que o evento geotécnico que a Sibanye utiliza como justificativa para a desistência do negócio equivale a uma fratura localizada na rocha, que ocorre com frequência em operações a céu aberto.

Michael Scherb, CEO da Appian Capital