[Vídeo] Professor da Ufal fala sobre os benefícios da cheia no São Francisco para o ecossistema e a população ribeirinha
Redução da poluição e do teor de salinidade das águas são alguns dos fatores que devem revigorar o rio, explica o professor Emerson Soares
Esta semana a vazão na Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os Estados de Alagoas e de Sergipe, chegou aos 4mil m³/s, aumentando bastante o volume de água na região do Baixo São Francisco alagoano. O anúncio do aumento gradativo da vazão nas águas do Velho Chico foi anunciado pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) no dia 12 de janeiro de 2022 com o aval do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O objetivo da abertura gradual das comportas das hidrelétricas que compõem o sistema Chesf foi escoar o volume de água represada nos reservatórios das usinas após as fortes chuvas que caíram há cerca de um mês na região da Bacia do São Francisco, nos Estados de Minas Gerais e da Bahia. Com os reservatórios cheios, a Companhia foi obrigada a aumentar a vazão defluente nas represas do sistema a partir de Sobradinho-BA.
“Com vazão de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, o Rio São Francisco apresenta, hoje (24), o maior nível de água em seu curso natural dos últimos 13 anos, no trecho que atravessa o Nordeste. O rio permanecerá nesse patamar até o próximo dia 1º de fevereiro, quando haverá nova divulgação”, informou a Chesf em nota emitida no dia 24 de janeiro, data do anúncio do aumento de vazão para 4mil m³/s.
A cheia do Rio São Francisco modificou a paisagem nas cidades alagoanas banhadas pelo Velho Chico, pois as águas chegaram a invadir áreas de lazer, como as prainhas, propriedades rurais e até algumas residências construídas às margens do rio, provocando danos materiais. Porém, o aumento substancial do volume de água no São Francisco traz também benefícios para o ecossistema do rio e para a população ribeirinha, como explica o Engenheiro de Pesca e professor da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Emerson Soares, que coordenou quatro expedições científicas promovidas pela Ufal nas águas do Velho Chico entre os anos de 2018 e 2021.
Num vídeo gravado para o Portal7Segundos, o professor Emerson Soares fala sobre os fatores positivos ocasionados com esta cheia do rio. Assista:
Últimas notícias
Urbanização do Salgadinho avança, enquanto saneamento e canalização são concluídos
Homem é morto a tiros após se envolver em briga e jogar moto de rival em rio
Homem sofre mal súbito e colide carro contra caminhão na Cidade Universitária, em Maceió
Após cair em golpe via pix, homem localiza criminoso e consegue parte do dinheiro de volta
Embriagado e armado com foice, pai ameaça o próprio filho de morte em Arapiraca
Homem é preso por tráfico e agride policiais durante abordagem em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
