Amazonas e Cavaleiros deram início ao percurso de 100 km entre Bom Conselho-PE e Arapiraca trazendo a imagem da Padroeira
Cerca de 150 cavaleiros e amazonas conduzem a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, mantendo a tradição de quase 20 anos

Os cerca de 150 cavaleiros e amazonas inscritos na 19ª Edição da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, deixaram a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, com destino à Arapiraca, na tarde desta segunda-feira (31). Durante o percurso de aproximadamente 100 Km, a cavalgada irá passar pelo Distrito de Rainha Isabel, ainda em Bom Conselho, onde os cavaleiros a amazonas irão jantar e pernoitar na noite deste dia 31.
Nesta terça-feira (01) pela manhã a cavalgada promovida pela Acesa (Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca), segue para o município de Palmeira dos Índios, onde almoçam e jantam na comunidade rural Coité das Pinhas, partindo na manhã de quarta-feira (02) em direção à Arapiraca, onde almoçam e seguem durante à tarde para a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho com a imagem da padroeira do município, repetindo o gesto de Manoel André, fundador de Arapiraca, que no século XIX encomendou a imagem da santa a um santeiro pernambucano e foi buscá-la à cavalo lá em Bom Conselho, trazendo-a até Arapiraca também montado num cavalo para presentear a esposa, segundo conta a história.

Amazonas e cavaleiros conduzem a imagem da Santa até Arapiraca. Foto: reprodução/redes sociais
Durante o percurso, haverá bate selas (paradas para lanche), caminhões pipa para o abastecimento de água dos animais e vale feno para as duas pernoites. A cavalgada também conta com acompanhamento de equipe veterinária, segurança durante toda a cavalgada, acompanhamento de ambulância composta por paramédicos, GTA (Guia de Trânsito Animal) para o transporte dos entre Alagoas e Pernambuco e caminhões para realizar o transporte do material dos participantes.
A organização também tomou o cuidado de exigir que todos os animais estejam com o cartão de vacinas e exames de anemia em mormo atualizados. Também é obrigatório que todos os participantes, amazonas e cavaleiros, estejam de posse do cartão de vacina para a Covid, seja virtual ou físico, inclusive, durante o percurso, deverão ser respeitados todos os protocolos de proteção e higiene exigidos pelas autoridades sanitárias de Alagoas e de Pernambuco, alertou a Acesa. Por medidas de segurança e para manter o distanciamento social, após chegar à Concatedral, a imagem de Nossa Senhora do Bom conselho percorrerá as ruas de Arapicaca numa carreata. Em 2021, a Cavalgada da Padroeira não foi realizada por causa da pandemia do coronavírus.
Últimas notícias

Prefeito Dani, de Maragogi, está entre os 10 prefeitos mais bem avaliados de Alagoas

Salas de apoio à amamentação podem se tornar obrigatórias em órgãos públicos da capital

JHC visita obras da Casa do Autista, marco na saúde pública de Maceió

Israel divulga imagens de ataque do Hamas e destaca pai que salvou filhos no massacre

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Delegado perde controle de veículo e cai de ponte ao desviar de animal na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
