Meio ambiente

Plano Educacional de Descarte de Resíduos é apresentado aos novos agentes ambientais

Equipes já registraram 300 pontos de descarte irregular só na Zona Urbana do município.

Por 7Segundos com Ascom Arapiraca 09/02/2022 16h04
Plano Educacional de Descarte de Resíduos é apresentado aos novos agentes ambientais
Em três dias de trabalho de campo, equipe identificou 300 pontos de descarte irregular - Foto: Samuel Alves/ Ascom Arapiraca

Um dos grandes gargalos dos municípios em todo o país é o descarte irregular de resíduos sólidos. Esse tipo de ação causa danos à saúde da população, aos cofres públicos e prejudica, também, o desenvolvimento da cidade.

Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca reuniu as principais pastas do município que atuam diretamente na fiscalização de ações ambientais e limpeza urbana e rural de Arapiraca para a elaboração de um novo plano de inspeção e coleta desses materiais.

Com esse intuito, estiveram reunidos nessa terça-feira (8), os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Executiva, Serviços Públicos, Coordenadoria Geral de Comunicação e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para o debate aberto e apresentação de propostas para essa nova metodologia.

Para esta ação, foram apresentados os novos agentes ambientais de Arapiraca, equipes que já estão atuando em campo, e que nos últimos três dias deflagraram 300 pontos de descarte irregular só na Zona Urbana do município.

De acordo com o superintendente de Limpeza, Edney Carneiro, durante todo o ano de 2021 foram coletadas pouco mais de 68 mil toneladas de lixo domiciliar, 46 mil de inertes, 730 toneladas de podas e 25 de carcaças de animais mortos, totalizando 115 mil toneladas de materiais recolhidos de toda a cidade de Arapiraca.

No entanto, é preciso que a população se mantenha vigilante e atenta aos descartes irregulares em diversos pontos da cidade, algo que tem gerado prejuízo aos cofres públicos e que inviabiliza que outras ações em prol da comunidade aconteçam.

O município arapiraquense dispõe de três EcoPontos, localizados nos bairros Primavera, Santa Esmeralda e Baixa Grande, além de 35 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que sejam evitados os descartes irregulares.