Maior nota da redação do Enem em Alagoas é de uma estudante de Mata Grande, no Sertão
Estudante Maelly Oliveira está entre as maiores notas da redação do Enem do país com 980 pontos com destaque para Alagoas
A estudante do município de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, Maelly Oliveira, de 16 anos, conseguiu tirar a maior nota da redação do Enem no estado. Ela alcançou 980 pontos da nota máxima que é de mil pontos e representará os alunos da rede estadual de ensino, nesta quinta-feira (17), em Maceió, a convite da Secretaria de Estado da Educação.
Maelly Oliveira estará no evento de abertura do ano letivo deste ano de 2022. O tema da redação do Enem de 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
A estudante é recém-formada da Escola Estadual Gentil Malta, de Mata Grande. Ela é filha de um agricultor e de uma dona de casa. Em entrevista à imprensa local, Maelly disse que a nota de 980 pontos representa o esforço de estudo durante os últimos anos com dedicação integral para garantir o conhecimento necessário e fazer uma boa redação sobre qualquer tema.
“Estudei a metodologia da correção da redação do Enem para compreender como os corretores corrigiriam e com a ajuda dos livros e da internet busquei aprender a estrutura. No dia da prova fiquei surpresa, pois eu não sabia que esse tema era extremamente relevante, mas destaquei meus repertórios socioculturais e minhas teses de acordo com o que eu tinha treinado durante o ano e assim consegui desenvolver bem”, contou Maelly Oliveira.
A estudante ressaltou que agradece, primeiramente a Deus, por manter a fé presente durante os estudos e aos pais que se empenharam em apoiá-la durante essa jornada.
“Também agradeço aos meus amigos que estiveram comigo compartilhando ideias e possuindo o mesmo sentimento que eu durante essa época e agradeço aos professores virtuais e aos canais de estudo da internet que me ajudaram durante o período de pandemia”, destacou a estudante.
Maelly sonha em seguir carreira na área da Saúde e ajudar a família, através da sua futura profissão.
O secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, afirmou que apenas 10 alunos atingiram a nota 1.000 na redação do Enem e sete deles são do Nordeste.