Aula prática? Cobra piton invade laboratório de ciências e assusta alunos
A equipe de resgate de serpentes Sunshine Coast Snake Catchers 24/7 foi acionada imediatamente
Uma simples aula de ciências de uma escola primária se transformou em uma experiência assustadora para os alunos quando uma cobra píton invadiu o local. O episódio ocorreu nesta semana em Queensland, Austrália.
A Morelia spilota, também conhecida como carpet python, havia entrado sorrateiramente na sala e se escondido embaixo da pia, antes de ser avistada pelos alunos e atrapalhar a aula.
A equipe de resgate de serpentes Sunshine Coast Snake Catchers 24/7 foi acionada imediatamente. Quando chegaram à escola, encontraram a píton em cima da mesa de um professor, no laboratório.
"Os alunos tinham ido para casa quando cheguei. Mas um professor e algumas pessoas ainda estavam lá fazendo algum trabalho", disse Stu, um dos membros da equipe, cujo sobrenome não foi identificado, ao Daily Mail Australia. "Deve ter saído de algum lugar e decidiu subir na mesa. Gostou da pia".
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Stu mostrou como capturou a píton. Ele caminhou até a cobra para tirar algumas fotos e averiguar se tinha algum ferimento ou estava presa em algum objeto. Depois destes procedimentos, ele calmamente pegou a cobra com as mãos, levando-a para sua bolsa no chão e a colocou dentro.
Mais tarde, ele se dirigiu a uma área de floresta tropical para soltar a píton.
As cobras do tipo Carpet Python podem ser encontradas em qualquer lugar da Austrália, além de localidades como Indonésia, Papua-Nova Guiné e Ilhas de Salomão. Elas podem crescer até quatro metros de comprimento, embora a maioria não exceda dois metros e meio. Estas serpentes não possuem presas inoculadoras de veneno, porém, estas estruturas são afiadas o suficiente para apanhar seus alvos, geralmente pequenos animais.
No entanto, as cobras deste gênero estão entrando em extinção na região da Austrália Ocidental devido às mudanças climáticas e ambientais que ameaçam seu habitat. Por causa disso, os casos de cobras que invadem lares e estabelecimentos comerciais em zonas urbanizadas vem crescendo nos últimos anos.
De acordo com Stu, sua equipe recebe muitas ligações sobre cobras nas escolas de Sunshine Coast. "Recebemos muitas chamadas em escolas e lares de idosos só porque normalmente essas cobras preferem ocupam grandes áreas", disse.