95% das empresas de médio e grande porte pagam impostos de maneira excessiva no Brasil
Mas é possível recuperar valores pagos a mais por meio de créditos fiscais

A complexidade do sistema tributário brasileiro tem levado muitas empresas a pagarem valores excessivos de impostos, apesar de o país ter uma das mais altas cargas tributárias do mundo. De acordo com pesquisa feita pelo IBGE em 2020, cerca de 95% das empresas de médio e grande porte pagam mais impostos que o devido. A boa notícia é que é possível resgatar esses valores.
Consultado sobre esse panorama empresarial o advogado Hector Martins foi categórico. “O Brasil possui cerca de R$ 4 trilhões de créditos tributários a serem recuperados pelas empresas, fruto desse pagamento indevido, ao longo dos últimos cinco anos, sobretudo, as de médio e grande porte, que trabalham no Lucro Presumido ou no Lucro Real”.
As empresas optantes pelo Simples normalmente não possuem grandes créditos fiscais, pois como o seu próprio nome revela, há uma simplificação no sistema de recolhimento de tributos, no entanto, isso não é motivo, por si só, para dizer que elas também não possuam valores a receber do Fisco, somente uma auditoria para confirmar.
Hector Martins revela que inúmeros tipos de empresas possuem direito de receber créditos fiscais decorrentes de valores pagos indevidamente no passado, seja por mudança de entendimento dos tribunais superiores, mudança de legislação, novas regras administrativas, ou mesmo outros fatores mais benéficos para as empresas.
“Supermercados, redes de farmácias, distribuidoras, algumas construtoras, indústrias em geral, dentre vários outros seguimentos, são comumente detentoras de créditos fiscais para receber em caixa ou compensar, muitas vezes, passando das cifras de milhões de reais. O caminho é realizar um diagnóstico fiscal, e sendo identificado o montante de crédito, providenciar administrativamente a habilitação para receber, e, rapidamente restabelecer as finanças, sobretudo, num período de tamanho desafio, fruto da crise pandêmica”, conclui Martins.
Últimas notícias

Motociclista é autuado após ser flagrado com barulho excessivo em Palmeira dos Índios

Jovem de 15 anos é socorrida pela polícia durante trabalho de parto em Arapiraca

Haddad diz que governo não pretende mudar regras do arcabouço fiscal

Dupla é presa por tráfico de drogas em condomínio de Rio Largo

STF retira mineração dos debates da comissão do marco temporal

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
