Operação que combate desvios de recursos do Pronaf é realizada no Sertão de Alagoas
As investigações indicam que um grupo obtinha recursos do Pronaf, mas o dinheiro circulava entre os membros da própria associação criminosa

A Polícia Federal em Alagoas deflagrou nesta quinta-feira (24), a segunda fase da Operação Pasto de Papel, que tem como objetivo investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional cometidos na região de Cacimbinhas e municípios adjacentes, situados no Médio Sertão.
Assim como a primeira, fase ocorrida no final do ano passado, esta etapa também contou com apoio do Banco do Brasil, instituição bancária que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segunda a PF, as ações descobertas nesta segunda etapa são semelhantes a primeira. As investigações indicam que um grupo obtinham recursos do Pronaf, mas o dinheiro circulava entre os membros da própria associação criminosa ou eram transferidos para terceiros.

O esquema estaria sendo feito através de simulações de contratos de promessa de compra e venda, comodato e de outras formas de titularidade de uma propriedade rural, além de fraudes na instrução dos pedidos de financiamento.
Aproximadamente, 30 policiais federais foram mobilizados para dar cumprimento a seis mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Alagoas, Subseção de Arapiraca.
Oportunamente, também está sendo cumprido na data de hoje, um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 11ª Vara Federal da Subseção de Santana do Ipanema, no interesse do inquérito policial que deu origem à primeira etapa desta operação policial.
Estima-se que o valor total dos contratos investigados nesta segunda etapa aproximar-se de 1 milhão de reais. Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito policial instaurado na Polícia Federal em Alagoas e que está em andamento.
Últimas notícias

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas feridas na Avenida Menino Marcelo

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Santana do Ipanema

Núcleo de Línguas retoma atividades para mais de 200 estudantes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
