Voto de Rodrigo Cunha no Senado ajuda a aprovar projeto macro para avanço e melhoria da educação nacional
Senador votou a favor da aprovação do SNE (Sistema Nacional de Educação), que prevê a universalização da educação com custeio integral do poder público
Tendo votado no Senado Federal em favor do projeto de lei que instituiu o Sistema Nacional de Educação (SNE), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (14) que o “um dos focos do esforço nacional deve ser em prol da melhoria, do avanço e da universalização da educação, para todos, com qualidade, com custeio integral do poder público e preparando crianças e jovens para nosso futuro”. Após ter sido aprovado no Senado, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
O SNE pretende alinhar e harmonizar políticas, programas e ações da União, do Distrito Federal, de estados e de municípios, em articulação colaborativa dos entes da Federação na área educacional. A ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir seu padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; garantir equalização de oportunidades educacionais; articular os níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir os planos de educação em todos os níveis da Federação; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações.
Rodrigo Cunha tem atuado fortemente no Senado em defesa das causas da educação, da ciência e da tecnologia. Além de destinar recursos para estas áreas, o parlamentar alagoano tem se empenhado na busca pela conclusão de obras de creches e escolas hoje inacabadas, lutado pelo pagamento dos precatórios do antigo Fundef e do Fundeb aos trabalhadores da educação, e se empenhado por investimentos em educação no estado de Alagoas, por meio de ações junto ao Ifal, à Ufal e às redes de educação públicas locais. Na avaliação do senador, ainda há um grande percurso para ser percorrido rumo à valorização real da educação no Brasil.
“Infelizmente, o Brasil ao longo de sua história não fez da educação a sua prioridade número um. E isto está na hora de mudar, em todos os níveis. Com o Sistema Nacional de Educação, o Brasil rumo a uma articulação nacional e a uma defesa coletiva, igualitária, de políticas e investimentos em formação de professores, qualidade das escolas, assistência estudantil plena e correção das desigualdades que penalizam nossos estudantes, docentes e trabalhadores do setor. Repito, educação é prioridade, e o SNE é uma importante ferramenta rumo a ao sucesso deste trabalho”, reiterou Cunha.
O texto do projeto aprovado apresenta princípios e diretrizes do SNE, como igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; equidade na alocação de recursos e na definição de políticas; articulação entre a escola, o trabalho e as práticas sociais; garantia de políticas inclusivas para os alunos com deficiência, transtornos globais e altas habilidades; atendimento às necessidades específicas das populações do campo e das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas; valorização e desenvolvimento permanente dos profissionais da educação; entre outros.
O projeto também elenca vários objetivos do SNE, como universalizar o acesso à educação básica de qualidade; erradicar o analfabetismo; fortalecer mecanismos redistributivos, com padrão mínimo de qualidade; assistência técnica, pedagógica e financeira; garantir adequada infraestrutura física, tecnológica e de pessoal para todas as escolas públicas, inclusive em termos de condições sanitárias, de acessibilidade e de conectividade; implementação conjunta de políticas, programas e ações; e assegurar a participação democrática nos processos de planejamento, coordenação, gestão e avaliação.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
