Voto de Rodrigo Cunha no Senado ajuda a aprovar projeto macro para avanço e melhoria da educação nacional
Senador votou a favor da aprovação do SNE (Sistema Nacional de Educação), que prevê a universalização da educação com custeio integral do poder público
Tendo votado no Senado Federal em favor do projeto de lei que instituiu o Sistema Nacional de Educação (SNE), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (14) que o “um dos focos do esforço nacional deve ser em prol da melhoria, do avanço e da universalização da educação, para todos, com qualidade, com custeio integral do poder público e preparando crianças e jovens para nosso futuro”. Após ter sido aprovado no Senado, a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
O SNE pretende alinhar e harmonizar políticas, programas e ações da União, do Distrito Federal, de estados e de municípios, em articulação colaborativa dos entes da Federação na área educacional. A ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir seu padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; garantir equalização de oportunidades educacionais; articular os níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir os planos de educação em todos os níveis da Federação; e valorizar os profissionais da educação, entre outras ações.
Rodrigo Cunha tem atuado fortemente no Senado em defesa das causas da educação, da ciência e da tecnologia. Além de destinar recursos para estas áreas, o parlamentar alagoano tem se empenhado na busca pela conclusão de obras de creches e escolas hoje inacabadas, lutado pelo pagamento dos precatórios do antigo Fundef e do Fundeb aos trabalhadores da educação, e se empenhado por investimentos em educação no estado de Alagoas, por meio de ações junto ao Ifal, à Ufal e às redes de educação públicas locais. Na avaliação do senador, ainda há um grande percurso para ser percorrido rumo à valorização real da educação no Brasil.
“Infelizmente, o Brasil ao longo de sua história não fez da educação a sua prioridade número um. E isto está na hora de mudar, em todos os níveis. Com o Sistema Nacional de Educação, o Brasil rumo a uma articulação nacional e a uma defesa coletiva, igualitária, de políticas e investimentos em formação de professores, qualidade das escolas, assistência estudantil plena e correção das desigualdades que penalizam nossos estudantes, docentes e trabalhadores do setor. Repito, educação é prioridade, e o SNE é uma importante ferramenta rumo a ao sucesso deste trabalho”, reiterou Cunha.
O texto do projeto aprovado apresenta princípios e diretrizes do SNE, como igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; equidade na alocação de recursos e na definição de políticas; articulação entre a escola, o trabalho e as práticas sociais; garantia de políticas inclusivas para os alunos com deficiência, transtornos globais e altas habilidades; atendimento às necessidades específicas das populações do campo e das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas; valorização e desenvolvimento permanente dos profissionais da educação; entre outros.
O projeto também elenca vários objetivos do SNE, como universalizar o acesso à educação básica de qualidade; erradicar o analfabetismo; fortalecer mecanismos redistributivos, com padrão mínimo de qualidade; assistência técnica, pedagógica e financeira; garantir adequada infraestrutura física, tecnológica e de pessoal para todas as escolas públicas, inclusive em termos de condições sanitárias, de acessibilidade e de conectividade; implementação conjunta de políticas, programas e ações; e assegurar a participação democrática nos processos de planejamento, coordenação, gestão e avaliação.
Últimas notícias
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no Cefet-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
