Emprego

Projeto Recomeçar vai implantar laboratório de informática para capacitar jovens no bairro Canafístula

Iniciativa em parceria com o Senac tem como objetivo inserir jovens no mercado de trabalho

Por 7Segundos com Janaína Ribeiro/ MPAL 17/03/2022 17h05
Projeto Recomeçar vai implantar laboratório de informática para capacitar jovens no bairro Canafístula
Assinatura acomteceu na prefeitura de Arapiraca - Foto: MPAL

Foi dado mais um passo importante para o projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes, uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) que tem o objetivo de inserir adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Nesta quinta (17), foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo laboratório de informática que vai beneficiar, em breve, dezenas de jovens do bairro Canafístula.

Quando ele for concluído, o laboratório vai seguir capacitando adolescentes, o que ocorrerá dentro da 3ª etapa do Recomeçar. Nele, as aulas serão ministradas pelo Senac Alagoas, parceiro antigo do MPAL, desde a fase inicial dessa iniciativa.

Presentes à cerimônia de assinatura, os promotores de Justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, que coordenam o Recomeçar, comemoram mais essa etapa. “O acesso ao conhecimento é um ponto de partida que precisa ser democratizado. O Ministério Público do novo milênio, proativo e resolutivo, quer cumprir seu mister constitucional e ser coadjuvante na efetivação dos direitos sociais daqueles que almejam vidas dignas. Agradecemos o compromisso que foi firmado no dia de hoje pela Prefeitura de Arapiraca e vamos seguir convocamos a sociedade em geral para que haja contribuição com ideias, com suas habilidades e disponibilização de tempo e, mais que tudo, com oportunidades, afinal, a inclusão social é o sal da vida para esses adolescentes”, disse Maurício Wanderley.

Outro membro do MPAL que esteve no local foi o procurador de Justiça Geraldo Magela, que é vice-presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal). “Meu coração se alegria em ver essa parceria sendo desenvolvida. É entusiasmante saber que esse laboratório vai ajudar a quem tanto precisa de uma capacitação. Essa é uma prova de que aquele MP, que lá atrás era apenas acusador, hoje busca, sobretudo, trabalhar para ajudar a moda da vida dos mais vulneráveis, daqueles que, de fato, precisam da ajuda das instituições públicas”, argumentou.

Coordenadores comemoram o avanço do Recomeçar

Ao comentar o crescimento do projeto, a promotora de Justiça Viviane Karla lembrou que os primeiros jovens capacitados lá atrás, na 1ª fase, já estão inseridos no mercado do trabalho e que, em breve, novos adolescentes poderão ser beneficiados quando esses novo laboratório for inaugurado. “O que estamos vendo aqui é uma comprovação de que, quando se trabalha com amor no coração, nós podemos mudar a vida de muita gente. Nossos agradecimentos à gestão municipal por nos ajudar a transformar a realidade desse público”, declarou ela.

“Inclusive, vale ressaltar que essa nova etapa do projeto também vai oferecer cursos de gastronomia e de beleza para os familiares dos estudantes de informática, ou seja, o Recomeçar vai abraçar a família inteira”, acrescentou ela.

O prefeito Luciano Barbosa igualmente falou sobre essa importante parceria que está sendo reforçada: “É um prazer grande caminharmos lado a lado no projeto Recomeçar. Respeitando a independência das instituições, é muito salutar que elas tenham ideais a serem praticados juntos. Que sigamos impactando positivamente a sociedade por meio de políticas públicas planejadas e exercitadas em parceria”, sugeriu o chefe do Poder Executivo de Arapiraca.

Os coordenadores também destacaram a importância dos parceiros que acreditaram no projeto Recomeçar. Desde o princípio, são colaboradores desta iniciativa as empresas Grupo Coringa, Grupo Vieira, Coagro, Hotel Ibis, Carajás, Grupo Jota Pinto, Supermercado 15 de novembro, Rede Unicompra, Popular Alimentos, Mineração Vale Verde, Andrade Distribuidora, Unimed Arapiraca, Grupo Asa Branca, Supermercado São Luiz, Grupo S. Pessoa, Rápido Infoshop e Andrade Distribuidora.

Os promotores de Justiça Lucas Mascarenha e Lucas Schitinni e os servidores Fabiana Ide e Jailson Macedo também prestigiaram a cerimônia.