Meio ambiente

Projeto Sede de Aprender do Ministério Público visita escolas em Arapiraca

Durante a fiscalização, o Ministério Público aplicou um questionário para os diretores e coordenadores das escolas com perguntas sobre o abastecimento, o tratamento e o fornecimento da água para os estudantes

Por 7Segundos 23/03/2022 12h12
Projeto Sede de Aprender do Ministério Público visita escolas em Arapiraca
Promotores do MPAL visitam escolas de Arapiraca no dia Mundial da Água - Foto: Assessoria

No dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, representantes do projeto “Sede de Aprender: água potável nas escolas”, do Ministério Público de Alagoas (MPAL), tem um propósito: cuidar especialmente da qualidade da água oferecida à comunidade escolar, visitaram escolas em Arapiraca.

A iniciativa é dos Núcleos de Defesa da Educação e do Patrimônio Público do MPAL que, nessa terça-feira (22), visitou três escolas públicas no município.

Durante as inspeções, algumas inconformidades foram encontradas, no entanto, as falhas apontadas já foram repassadas às diretorias das unidades de ensino para que os problemas sejam sanados no menor espaço de tempo.

Foram inspecionadas, sob a coordenação dos promotores de Justiça Kleber Valadares e Viviane Karla Farias, as escolas de Ensino Fundamental Cônego Epitácio Rodrigues, Clodoaldo Pedro da Silva e Pedro Arestides da Silva, localizadas na zona rural arapiraquense.


Durante a fiscalização, o Ministério Público aplicou um questionário para os diretores e coordenadores das escolas com perguntas sobre o abastecimento, o tratamento e o fornecimento da água para os estudantes, além de outras questões relacionadas ao saneamento básico e a infraestrutura das unidades. Após esse procedimento, foram iniciadas as inspeções.

Durante as visitas, os promotores comprovaram goteiras nas instalações, estudantes usando o mesmo copo nos bebedouros, ausência de análises periódicas sobre a qualidade da água, falta d’água, poucos banheiros para um número grande de alunos e problemas de encanação.

Coleta da água


O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que é parceiro do Ministério Público do Estado de Alagoas no Sede de Aprender, mais uma vez fez a coleta da água em cada uma das três escolas.

Foram recolhidas amostras existentes nos bebedouros e nas pias das cozinhas para fins de realização do exame de microbiologia. Apenas esse exame é capaz de avaliar a potabilidade dessa água que é servida para os alunos e utilizada para o preparo da merenda escolar.

Com base nas inconformidades constatadas, as necessidades de correção foram apresentadas aos diretores, de modo que eles possam providenciar os devidos reparos.

O projeto


O projeto “Sede de aprender: Água potável nas escolas” é uma ação dos Núcleos de Defesa da Educação e do Patrimônio Público, que têm a coordenação dos promotores Lucas Sachsida e José Carlos Castro, respectivamente, e conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), da Assessoria de Planejamento Estratégico (Asplage) e da Assessoria de Comunicação. Ele tem o objetivo de discutir, propor e ajudar a implantar medidas capazes de solucionar o problema da falta de água de qualidade em escolas das redes pública e privada na capital e interior.