Meio ambiente

Chesf reduz vazão do rio São Francisco em Alagoas

Medida visa manter patamar de segurança para período de seca na nascente em Minas Gerais

Por 7Segundos 24/03/2022 16h04
Chesf reduz vazão do rio São Francisco em Alagoas
Usina Hidrelétrica de XIngó-AL - Foto: Reprodução/internet

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduziu a vazão na usina de Xingó para dois mil metros cúbicos por segundo, nesta quinta-feira. Em entrevista, o diretor de operação da companhia, João Henrique Franklin explicou a manobra, que envolve a capacidade de outros reservatórios ao longo do rio.

“A partir desta quinta, Xingó terá sua vazão reduzida dos atuais 2.500 m³/s para o patamar de 2 mil. Do mesmo modo, ao atingir 100% de sua capacidade, vamos reduzir a vazão de Sobradinho inicialmente para 2.500 m³/s, visando a recuperação do reservatório de Itaparica, que se encontra com 51,83% de seu volume”, disse.

Atualmente a vazão de Sobradinho é de 3 mil metros cúbicos por segundo e o reservatório já está com 94,4% da sua capacidade. A previsão é que entre o final de março e início de abril o reservatório atinja seu volume útil máximo.

Nos últimos meses, a Usina Hidrelétrica de Xingó atingiu vazão histórica de quatro mil metros cúbicos por segundo, devido ao grande volume de chuvas ocorrido em Minas Gerais, na região das nascentes. Em Alagoas, esse aumento de vazão provocou uma cheia do rio, que fez municípios ribeirinhos ficarem em alerta. Em Penedo, os vendedores ambulantes que ficavam na região conhecida como “prainha”precisaram ser realocados.

De acordo com João Henrique, a decisão de reduzir a vazão neste momento para recompor os reservatórios está ligado ao período seco em Minas Gerais, que vai de maio a novembro.

“Com os reservatórios cheios, teremos tranquilidade da geração e do abastecimento humano e para usos múltiplos”, destacou.

Ainda assim, a Chesf alerta que poderá ocorrer aumento de vazão nesse período, em decorrência da necessidade de geração de energia.