Segurança

Novo secretário de Segurança Pública reúne cúpula da SSP em Arapiraca para traçar estratégias de combate ao crime

Secretário de Segurança Coronel Elias de Oliveira já atuava na equipe de Alfredo Gaspar de Mendonça

Por 7Segundos 24/03/2022 19h07 - Atualizado em 24/03/2022 20h08
Novo secretário de Segurança Pública reúne cúpula da SSP em Arapiraca para traçar estratégias de combate ao crime
Coronel Elias de Oliveira, novo Secretário de Segurança Pública de AL - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (24) na sede do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) em Arapiraca, o novo Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Elias de Oliveira discutiu com representantes das forças da segurança pública do Estado, estratégias para o combate à criminalidade no Agreste e no Sertão alagoano.

Estiveram presentes à reunião, realizada em uma sala fechada, denominada de Mesa de Situação, comandantes de diferentes batalhões militares da região, delegados regionais de polícia, inclusive da Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas), comandantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do Pelopes (Pelotão de Operações Especiais), Corpo de Bombeiros, membros da SSP e oficiais militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva concedia ao final da reunião, que terminou por volta das 18h00, o Secretário de Segurança, Coronel Elias de Oliveira, falou que esse tipo de reunião já era realizada desde a época em que Alfredo Gaspar de Mendonça comandada a pasta e ele, o Coronel Elias de Oliveira, integrava a equipe do ex-secretário.

“É uma maneira de discutirmos os números da criminalidade, identificar as manchas criminosas e planejar a maneira como nós vamos combatê-la porque a criminalidade é sempre dinâmica e nós estamos sempre discutindo maneiras de frear estas ações”

Sobre o que o Secretário chamou de “manchas criminosas” ele citou como exemplo o tráfico de drogas, tipo de ação criminal que desencadeia outros tipos de crimes, como o homicídio, o roubo, o furto e tantos outros crimes violentos letais.

Arapiraca e região


Sobre as ações que deverão ser implantadas em Arapiraca e região o Secretário Elias de Oliveira disse que deve dar continuidade ao que está dando certo. “Nós tivemos um ano extremamente exitoso na redução de crimes violentos letais e outros tipos de crimes, como roubo de rua, roubo de veículos, instituições financeiras, há muitos anos que nós não vemos esse tipo de criminoso atuando na região”.

Reunião da cúpula da SSP em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

Plano de Defesa

O Secretário também falou sobre o exercício simulado do Plano de Defesa programado para ser realizado logo mais a partir da 00h00 em Arapiraca na Praça Marques da Silva, Centro da cidade, onde será simulado um ataque criminoso a uma agência bancária e uma tentativa de invasão ao Serviço Reservado de Tesouraria (Seret).

O objetivo do exercício é capacitar as forças policiais para combater de maneira rápida esse tipo de ação criminosa. Este será o primeiro exercício do tipo a ser executado em Alagoas e faz parte do cronograma do 2º Simpósio de Análise de Cenários, promovido pela SSP, por meio da Assessoria de Inteligência, e o Batalhão de Operações Policiais Especiais.

“Nós queremos fortalecer o comando do 3º Batalhão e de toda essa região do Agreste e Sertão”, disse.

Ronda no Bairro


Sobre o Programa Ronda no Bairro, que intensifica as ações preventivas em áreas mais expostas à criminalidade, o secretário disse que ele será implementado em breve, mas não revelou quando o programa será de fato implantado no município.

“Existe sim uma previsão do Ronda no Bairro para vir à Arapiraca, já foi anunciado pelo governador Renan Filho e em breve estará havendo as tratativas finais para que esse programa seja implantado em Arapiraca”, afirmou.

Efetivo


Ao ser questionado sobre o efetivo disponível para implementar as ações planejadas pela cúpula da SSP na região do Agreste, o Secretário de Segurança, Elias de Oliveira, disse que em todos os estados do país o efetivo nunca é suficiente, mas a Polícia Militar e a Polícia Civil, a Perícia Oficial e o Corpo de Bombeiros se desdobram para fazer o melhor pela sociedade, e ressaltou a retomada dos concursos públicos para a área da segurança em Alagoas.

“O governo do Estado tem feito várias investidas nesse sentido, de fazer concursos públicos. Recentemente nós retomamos os concursos públicos e vamos colocar sim mais efetivo, porque essa juma exigência natural da sociedade, devido a vários fatores, como o crescimento populacional, militares reformados, enfim, essa questão da reposição as forças de segurança através de concurso público deve ser uma prática constante”, finalizou.