Novo secretário de Segurança Pública reúne cúpula da SSP em Arapiraca para traçar estratégias de combate ao crime
Secretário de Segurança Coronel Elias de Oliveira já atuava na equipe de Alfredo Gaspar de Mendonça
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (24) na sede do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) em Arapiraca, o novo Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Elias de Oliveira discutiu com representantes das forças da segurança pública do Estado, estratégias para o combate à criminalidade no Agreste e no Sertão alagoano.
Estiveram presentes à reunião, realizada em uma sala fechada, denominada de Mesa de Situação, comandantes de diferentes batalhões militares da região, delegados regionais de polícia, inclusive da Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas), comandantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do Pelopes (Pelotão de Operações Especiais), Corpo de Bombeiros, membros da SSP e oficiais militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Em entrevista coletiva concedia ao final da reunião, que terminou por volta das 18h00, o Secretário de Segurança, Coronel Elias de Oliveira, falou que esse tipo de reunião já era realizada desde a época em que Alfredo Gaspar de Mendonça comandada a pasta e ele, o Coronel Elias de Oliveira, integrava a equipe do ex-secretário.
“É uma maneira de discutirmos os números da criminalidade, identificar as manchas criminosas e planejar a maneira como nós vamos combatê-la porque a criminalidade é sempre dinâmica e nós estamos sempre discutindo maneiras de frear estas ações”
Sobre o que o Secretário chamou de “manchas criminosas” ele citou como exemplo o tráfico de drogas, tipo de ação criminal que desencadeia outros tipos de crimes, como o homicídio, o roubo, o furto e tantos outros crimes violentos letais.
Arapiraca e região
Sobre as ações que deverão ser implantadas em Arapiraca e região o Secretário Elias de Oliveira disse que deve dar continuidade ao que está dando certo. “Nós tivemos um ano extremamente exitoso na redução de crimes violentos letais e outros tipos de crimes, como roubo de rua, roubo de veículos, instituições financeiras, há muitos anos que nós não vemos esse tipo de criminoso atuando na região”.

Reunião da cúpula da SSP em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos
Plano de Defesa
O Secretário também falou sobre o exercício simulado do Plano de Defesa programado para ser realizado logo mais a partir da 00h00 em Arapiraca na Praça Marques da Silva, Centro da cidade, onde será simulado um ataque criminoso a uma agência bancária e uma tentativa de invasão ao Serviço Reservado de Tesouraria (Seret).
O objetivo do exercício é capacitar as forças policiais para combater de maneira rápida esse tipo de ação criminosa. Este será o primeiro exercício do tipo a ser executado em Alagoas e faz parte do cronograma do 2º Simpósio de Análise de Cenários, promovido pela SSP, por meio da Assessoria de Inteligência, e o Batalhão de Operações Policiais Especiais.
“Nós queremos fortalecer o comando do 3º Batalhão e de toda essa região do Agreste e Sertão”, disse.
Ronda no Bairro
Sobre o Programa Ronda no Bairro, que intensifica as ações preventivas em áreas mais expostas à criminalidade, o secretário disse que ele será implementado em breve, mas não revelou quando o programa será de fato implantado no município.
“Existe sim uma previsão do Ronda no Bairro para vir à Arapiraca, já foi anunciado pelo governador Renan Filho e em breve estará havendo as tratativas finais para que esse programa seja implantado em Arapiraca”, afirmou.
Efetivo
Ao ser questionado sobre o efetivo disponível para implementar as ações planejadas pela cúpula da SSP na região do Agreste, o Secretário de Segurança, Elias de Oliveira, disse que em todos os estados do país o efetivo nunca é suficiente, mas a Polícia Militar e a Polícia Civil, a Perícia Oficial e o Corpo de Bombeiros se desdobram para fazer o melhor pela sociedade, e ressaltou a retomada dos concursos públicos para a área da segurança em Alagoas.
“O governo do Estado tem feito várias investidas nesse sentido, de fazer concursos públicos. Recentemente nós retomamos os concursos públicos e vamos colocar sim mais efetivo, porque essa juma exigência natural da sociedade, devido a vários fatores, como o crescimento populacional, militares reformados, enfim, essa questão da reposição as forças de segurança através de concurso público deve ser uma prática constante”, finalizou.
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
