Polícia

[Vídeo] Forças de segurança simulam operação de enfrentamento a assalto a banco em Arapiraca

Ação, que foi executada também em Palmeira dos Índios, serviu para preparar policiais para enfrentar situações reais

Por 7 Segundos 25/03/2022 08h08 - Atualizado em 25/03/2022 08h08
[Vídeo] Forças de segurança simulam operação de enfrentamento a assalto a banco em Arapiraca
Plano de Defesa em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Um verdadeiro aparato policial das Forças de Segurança Pública de Alagoas, que mobilizaram cerca de 200 policiais militares e civis do estado para interceptar um assalto a banco com criminosos violentos e superequipados, na madrugada desta sexta-feira (25), no Centro de Arapiraca.

A agência escolhida pelos bandidos de alta periculosidade foi a Caixa da Avenida Rio Branco em frente a Praça Marques da Silva. De acordo com integrantes da Polícia Militar de Alagoas mais de 300 pessoas estavam presentes para assistir ao simulado do Plano de Defesa, que chegou a cenas reais de um crime que poderia ter acontecido nessa madrugada.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Elias de Oliveira, disse em entrevista coletiva antes da ação, no 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que o curso pelo Simpósio Técnico para Análise de Cenário preparou ainda mais os policiais alagoanos para o enfrentamento ao crime desta natureza.

“Nós preparamos os policiais do 3º BPM de Arapiraca e do 10º BPM de Palmeira dos Índios para este tipo de enfrentamento com as técnicas repassadas pela polícia coirmã do Mato Grosso do Sul e colocar em prática através dessa ação no Centro de Arapiraca”, disse o secretário Elias de Oliveira.

As técnicas foram repassadas pelo tenente-coronel Vinícius Souza, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Mato Grosso do Sul, que acompanhou toda a operação dos policiais no confronto com os criminosos.

“Uma ocorrência de violência contra o patrimônio, dessa natureza, é assim que acontece e a gente tentou dentro da melhor forma possível trazer o cenário real aqui no simulado”, destacou o comandante do BOPE Vinícius Souza, ressaltando que Arapiraca agora tem um Plano de Defesa.

PM, PC, CBM, IC e o efetivo do 3º e 10º BPM participaram da ação criminosa simulada pelo Plano de Defesa, que foi realizado na prática para preparar os militares alagoanos com a participação do Centro de Gerenciamento de Crise para libertar os reféns, que serviram de escudo para os criminosos.

Veja a matéria completa no vídeo abaixo: