Programa Alagoas Maior fortalece cooperativas do Agreste e Sertão
A região da Serra dos Quilombos também é beneficiada pelo programa que contempla 46 municípios

Mel, broas, doces, frutas in natura, geleias e derivados das tapiocas. Tudo isso faz parte da rica diversidade de produtos do Alagoas Maior, programa executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, que vem fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.
Criado em 2019, o programa impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e, indiretamente, aproximadamente 10.900 pessoas que vivem e tiram seu sustento do trabalho no campo. A imensa variedade de cores e produtos faz a alegria não somente dos produtores, como também dos compradores, que agora contam com uma forma de encontrar as maravilhas alagoanas, através deste link.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) da Sedetur, Alay Correia, os produtores alagoanos trazem o que há de melhor na culinária local. “Os pequenos produtores do Alagoas Maior trabalham com a agricultura familiar e vivem da venda de seus produtos, que são cada vez mais procurados e queridos pelos alagoanos. Através da nova plataforma, quem tiver interesse em comprar qualquer uma das iguarias produzidas terá um imenso catálogo à disposição, facilitando a venda e a procura”, destaca.
.jpg)
Ele pontua também que essas mudanças têm transformado os pequenos produtores alagoanos que fazem parte do programa que, hoje, já conseguem prospectar mercado para seus produtos e gerar renda para as associações das quais fazem parte.
“Alagoas hoje vive um momento diferente na produção cooperativa. Um momento no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado”, pontua Alay Correia.
Atualmente, o Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado - Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão - abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.
O objetivo do programa, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
