Brasil

Anvisa aumenta lista de chocolates da Kinder proibidos no Brasil; entenda o caso e saiba o que fazer

A última medida contra a marca, divulgada no dia 20 de abril, proibia somente os chocolates brancos que viessem da Bélgica

Por Roma News com G1 28/04/2022 11h11 - Atualizado em 28/04/2022 11h11
Anvisa aumenta lista de chocolates da Kinder proibidos no Brasil; entenda o caso e saiba o que fazer
Chocolate - Foto: Reprodução/Anvisa

Na última quarta-feira, 27, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a lista de chocolates da marca Kinder com proibição de vendas no Brasil. Logo, desde a quarta-feira se torna proibida a venda e entrada de todos os produtos da linha Kinder Choco-Bons fabricados na Bélgica no Brasil por suspeita de contaminação por salmonela.

A última medida contra a marca, divulgada no dia 20 de abril, proibia somente os chocolates brancos que viessem da Bélgica. No entanto, a Anvisa precisou ampliar a restrição já que "a empresa Ferrero do Brasil informou ter identificado a comercialização de lotes desses produtos, importados por terceiros para o país", informou a agência. A Anvisa avisa que "esse chocolate é fabricado nos sabores cacau e branco e está disponível em embalagens de 46g, 125g, 200g e 300g".

No entanto, é preciso ter atenção, pois os produtos fabricados pela Ferrero (fabricante dos chocolates Kinder) no Brasil não são afetados pela decisão. De forma voluntária, a Ferrero iniciou o recolhimento dos lotes de produtos: "Já estão sendo tomadas todas as medidas para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem", diz a Anvisa. A Ferrero do Brasil diz ainda que

Para isso, o consumidor que tiver comprado esse produto precisa checar se ele foi fabricado na Bélgica. Caso a pessoa tenha produtos dessa procedência, a Anvisa orienta que ela entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ferrero para que seja feito o recolhimento. No site da Ferrerro/Kinder do Brasil também instrições de como identificar a origem do produto. Veja abaixo:

Recall e casos de salmonela

No início do mês, as autoridades de saúde da Bélgica ordenaram que a empresa italiana Ferrero, dona da marca Kinder, suspendesse a produção de sua fábrica no país por diversos casos de salmonela ligados à infecção em chocolates.

Como consequência, os produtos da Kinder vendidos em diversos países da Europa foram retirados dos mercados após suspeita de contaminação pela bactéria. Os produtos alvos do recall foram fabricados na Bélgica. Com a medida, foram recolhidos diversos ovos de chocolate Kinder Surprise e outros produtos das prateleiras da Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda e Estados Unidos, porém, a empresa não vinculou a ação aos casos de salmonela.

No entanto, a agência de segurança alimentar da Bélgica diz que identificou mais de cem casos de salmonela na produção da Ferrero no sul do país e pediu aos consumidores que não comam nenhum dos produtos como Kinder Surprise, Kinder Surprise Maxi, Kinder Mini Eggs e Kinder Schokobons.