Arapiraca realiza ações integradas de combate à exploração sexual infantil
A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade
O mês de maio recebe o enlace laranja, que marca a luta contra a exploração sexual infantil. Com ações integradas entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, e Educação e Esporte, Arapiraca se engaja, de forma lúdica, na campanha.
O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao assunto, através de campanhas de conscientização. Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os indicadores são preocupantes.
“A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade. É necessário discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. E enfrentar esse problema que atinge cerca de 500 mil crianças e adolescentes no Brasil”, explicou Fabrícia Galindo.
Além das ações do Desenvolvimento Social, que estão sendo desenvolvidas através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a Educação Municipal também está atuando no combate à exploração sexual infantil.
Através do Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade Escolar, da Educação Infantil e Espaços não Formais, a prefeitura está realizando um trabalho de prevenção nas escolas municipais e centros de educação infantil.
“Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos cognitivos, emocionais, sociais e culturais. O combate à exploração sexual é muito importante para fazer com que as crianças e os adolescentes consigam identificar quando são vítimas desse tipo de crime”, explicou a secretária de Educação e Esporte, Ivana Carla.
Além dos estados e município, também se engajam na campanha o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), através do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente; o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; a Rede Ecpat Internacional. Em Arapiraca, também fazem parte da luta o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e os Conselhos Tutelares I e II.
Confira as programações que estão sendo desenvolvidas nos links abaixo:
PROGRAMAÇÃO – DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PROGRAMAÇÃO – EDUCAÇÃO E ESPORTE
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
