Arapiraca realiza ações integradas de combate à exploração sexual infantil
A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade

O mês de maio recebe o enlace laranja, que marca a luta contra a exploração sexual infantil. Com ações integradas entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, e Educação e Esporte, Arapiraca se engaja, de forma lúdica, na campanha.
O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao assunto, através de campanhas de conscientização. Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os indicadores são preocupantes.
“A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade. É necessário discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. E enfrentar esse problema que atinge cerca de 500 mil crianças e adolescentes no Brasil”, explicou Fabrícia Galindo.
Além das ações do Desenvolvimento Social, que estão sendo desenvolvidas através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a Educação Municipal também está atuando no combate à exploração sexual infantil.
Através do Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade Escolar, da Educação Infantil e Espaços não Formais, a prefeitura está realizando um trabalho de prevenção nas escolas municipais e centros de educação infantil.
“Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos cognitivos, emocionais, sociais e culturais. O combate à exploração sexual é muito importante para fazer com que as crianças e os adolescentes consigam identificar quando são vítimas desse tipo de crime”, explicou a secretária de Educação e Esporte, Ivana Carla.
Além dos estados e município, também se engajam na campanha o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), através do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente; o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; a Rede Ecpat Internacional. Em Arapiraca, também fazem parte da luta o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e os Conselhos Tutelares I e II.
Confira as programações que estão sendo desenvolvidas nos links abaixo:
PROGRAMAÇÃO – DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PROGRAMAÇÃO – EDUCAÇÃO E ESPORTE
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
