Vídeo mostra menina de 2 anos enxergando “de verdade” pela 1ª vez
Criança é portadora do Transtorno do Espectro Autista e tinha visão quase nula. Óculos foi doação de seguidora
A pequena Olívia Silva, de 2 anos, conseguiu ver o rosto inteiro de sua mãe pela primeira vez nesta semana. Portadora de uma malformação no cérebro e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a criança ganhou um par de óculos roxos que mudou a forma como vê o mundo.
“A Olívia sempre olhava as coisinhas muito de perto. Para ver, tinha que ser bem de pertinho, de frente com ela, de nariz com nariz. Ela sempre tocava as coisas primeiro, cheirava, porque de fato a visão dela é quase nada”, conta a mãe, Amanda Silva, de 29 anos, moradora de Recife (PE).
Veja o vídeo:
Além da baixa visão, a malformação no cérebro da menina trouxe uma série de consequências para ela, como paralisia cerebral, epilepsia, síndrome de West e deficiência intelectual. Amanda relembra que percebeu os primeiros sintomas quando Olívia completou 4 meses e começou a ter convulsões.
Cada condição foi sendo diagnosticada aos poucos, mas os óculos continuaram um problema para a criança. “Nós não tínhamos muitas condições para pagar o hospital particular, então foi tudo pelo SUS. Assim, foi tardio o resultado do exame de Olívia para ela usar óculos”, diz.
O resultado mostrou que, além de serem necessários para que a menina pudesse enxergar, os óculos seriam essenciais para que os olhos continuassem a receber estímulo visual e a visão não piorasse ainda mais. Um novo desafio começava, então: conseguir o auxílio para a criança.
Amanda resolveu fazer uma campanha nas redes sociais, onde mantém um perfil em que compartilha a rotina da família. Com a repercussão, uma seguidora da conta entrou em contato com ela e doou os óculos.
Agora, Amanda está fazendo uma nova campanha para conseguir uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para a menina. “É uma luta diária cuidar de Olívia, mas graças a Deus ela está com a gente”, finaliza.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
