Geral

[Vídeo] Paciente faz denúncia contra Hospital Carvalho Beltrão, de Coruripe: "Calor e mofo nas paredes"

Mulher relata que acompanhantes de pacientes tentaram fazer limpeza, mas foram impedidos

Por 7Segundos 01/06/2022 12h12 - Atualizado em 01/06/2022 12h12
[Vídeo] Paciente faz denúncia contra Hospital Carvalho Beltrão, de Coruripe: 'Calor e mofo nas paredes'
Hospital Carvalho Beltrão é referência no município de Coruripe - Foto: Ufal

Uma paciente que se recupera de uma cirurgia feita no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, procurou o 7Segundos para denunciar problemas na unidade hospitalar. De acordo com ela, falta respeito com quem é atendido no local.

"A gente que não é leigo não consegue ficar calada vendo as pessoas humildes sendo tratadas dessa forma", declarou a paciente.

A mulher, que foi submetida a uma cirurgia no hospital de Coruripe alguns dias atrás, explicou que começou a perceber os problemas no dia em que foi internada, no último domingo (29). Ela foi levada para a ala pediátrica porque não havia vagas na enfermaria feminina e conta que não permitiram que ela levasse lençóis, travesseiro e ventilador.

"Cheguei e fiquei um tempo deitada diretamente no colchão, porque eles não haviam trazido lençóis, mas não deixaram usar os que eu havia levado. Além disso, apesar do forte calor, não permitem que a gente use ventilador", disse.

O calor, de acordo com ela, é motivo de reclamação geral e origem de outros problemas. Ela conta que apesar de os quartos possuírem ar condicionado, o equipamento passa o dia inteiro desligado. Por conta disso, as janelas e as portas passam ficam abertos o tempo todo, causando desconforto e constrangimentos devido a falta de privacidade.

"Tem horas que chego a ficar com a cara no sol, porque as janelas e as portas ficam escancaradas. Mesmo assim, a gente continua passando calor. E como as enfermarias masculina e feminina ficam frente a frente, os homens ficam olhando para as mulheres", disse.

A paciente afirma também que há mofo nas paredes da enfermaria feminina e o banheiro, que é de uso coletivo, tem a limpeza deficiente. Por conta do mofo, ela se recusou a ir para o quarto coletivo devido problemas respiratórios e filmou as condições do local.


"O banheiro é uma sujeira e eles alegam que não tem água sanitária para tirar o mofo. Mas quando uma outra paciente disse que queria limpar o quarto com materiais de limpeza que ela traria de casa, eles não deixaram", ressaltou.

Ela reclama ainda da falta de atenção da equipe da enfermaria. A mulher conta que, na primeira noite após a cirurgia sofreu com muitas dores e a acompanhante de outra paciente foi procurar uma enfermeira a pedido dela, mas não encontrou ninguém no postinho, situação que acabou deixando outros pacientes alarmados. "As enfermeiras estavam dormindo e só voltaram quando o dia estava amanhecendo", disse.

A reportagem entrou em contato com o diretor-geral do Hospital Carvalho Beltrão, Henrique Carvalho Beltrão, mais conhecido como Henrique Chicão - que também é vereador do município de Coruripe - na tarde de terça-feira (31) e na manhã desta quarta (1º), indagando sobre os problemas relatados pela paciente e se colocando à disposição para publicação de nota da instituição sobre o ocorrido.

Até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi encaminhada. Caso o diretor ou a unidade hospitalar se pronuncie a respeito das denúncias, esta matéria será atualizada.