Arapiraca

Equatorial afirma que medidores substituídos no Planalto estavam fora do padrão

Colocação de dispositivos em postes na calçada é permitida por órgão regulador, afirma empresa

Por 7Segundos 06/06/2022 14h02
Equatorial afirma que medidores substituídos no Planalto estavam fora do padrão
Moradores reclamam de postes instalados por Equatorial no Planalto, Arapiraca - Foto: Rogério Nascimento/7Segundos

Após reclamação dos moradores da rua Maria Genusir Soares, no bairro Planalto, sobre a colocação dos contadores de energia residenciais em postes instalados pela Equatorial na calçada de residências, a empresa emitiu uma nota de esclarecimento informando que a mudaça foi feita em unidades consumidoras, cujo equipamento está fora do padrão.

Conforme a empresa, o dispositivo que foram substituídos estavam instalados em postes de jardim na parte interna das residências e representavam risco de acidentes.

Os moradores reclamam que, além do risco de choque elétrico nos postes, a substituição deixou os disjuntores expostos, possibilitando que qualquer pessoa que esteja passando na rua possa desligar o fornecimento de energia da residência.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Nota de esclarecimento – Ação de Regularização de Padrão

A Equatorial esclarece que, como parte das ações de inspeção de rotina, realizou a substituição dos padrões de entrada em algumas unidades consumidoras no bairro Planalto, no município Arapiraca, região agreste de Alagoas, ao constatar problemas técnicos e de segurança nas instalações.

Durante a vistoria, as equipes técnicas identificaram que o padrão de ligação de alguns clientes estava instalado em postes de jardins, na parte interna das residências, o que não condiz com o padrão de segurança definido pela distribuidora, que segue as normas aprovadas pelos órgãos competentes, e representavam risco de acidentes. Além disso, de acordo com a Resolução 1000 da Aneel, os equipamentos da Distribuidora devem estar acessíveis, isso inclui o ramal de ligação e o medidor. Já o padrão de ligação, ele é responsabilidade financeira do consumidor, mas segue as normas e padrões da distribuidora e deve estar instalado no limite da via pública com o imóvel.

A empresa reforça que toda a ação aconteceu em conformidade com o estabelecido pelo Órgão Regulador e que, o novo padrão instalado, com a fixação do ramal em poste externo, irá oferecer as condições técnicas seguras para o imóvel e ainda contribuir para que não haja impedimento do acesso das equipes em caso de inspeções e ocorrências, a exemplo de falta de energia.

A Equatorial Alagoas ressalta que o procedimento de notificação para que o cliente providencie a externalização do padrão é regulamentado pela Aneel e pode ocorrer em casos de impedimentos consecutivos de acesso ao medidor ou em situações de deficiência técnica. Após a notificação, o cliente terá um prazo para regularizar o padrão conforme normas e padrões técnicos, sujeito a suspensão no fornecimento em caso de descumprimento ao normativo.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas