Sesau alerta sobre o aumento de casos de doenças respiratórias entre crianças em Alagoas
Hospital da Criança está com 50% dos leitos ocupados com pacientes diagnosticados com problemas respiratórios
A chegada da quadra chuvosa aumenta a preocupação em relação à circulação de vírus que causam doenças respiratórias nas crianças. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta para o aumento de casos em todo Estado. De acordo com o diretor do Hospital da Criança, o pediatra João Lourival, a unidade está com 50% de leitos ocupados com crianças com problemas respiratórios.
“É esperado que, nesse período do ano, em que temos o período sazonal dos quadros respiratórios, haja um aumento importante no número de crianças com esses distúrbios. O que chama atenção nesse período é que essas crianças não são apenas acometidas com quadros respiratórios leves, pois, numa forma geral, tem muitas crianças que estão demandando internamentos, tanto em enfermarias quanto em UTIs e precisam fazer uso de oxigênio. No momento, nós temos uma situação em número maior e em gravidade maior que deixa o Estado de alerta”, ressalta.
Ainda segundo o pediatra, medidas de prevenção ajudam a reduzir as taxas de transmissão de doenças respiratórias nos pequenos. “Devemos sempre manter atitudes de prevenção que visam combater o contágio das doenças; como evitar as aglomerações, se possível, uso de máscara quando for à escola, lavar sempre as mãos e ficar atento aos sinais de desconforto respiratório, como falta de ar. Caso isso aconteça, a criança deve ser encaminhada ao pronto atendimento e, se necessário, se precisar ser regulado, encaminhada para nós”, explicou.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com a inclusão de novos grupos prioritários, entre eles, as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de gestantes e puérperas, foi prorrogada até o próximo dia 24 de junho.
Nos pequenos, a vacinação além de proteger contra formas graves da gripe, contribui para reduzir a ocorrência de surtos, principalmente nas escolas.
ATENDIMENTO VIA REGULAÇÃO
O atendimento no Hospital da Criança é realizado via regulação, pois a unidade não é porta aberta. O fluxo de regulação de leitos segue o proposto pela Regulação Estadual de Leitos para todas as unidades hospitalares do Estado. As portas de entradas são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou urgências e emergências de hospitais da capital e interior do Estado.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
