Arapiraca

Diretor do Procon Arapiraca fala sobre ações que visam coibir a má prestação de serviços à população

Entrevista foi concedida ao programa Antena Manhã da rede AntenaSete de rádio

Por 7Segundos 19/06/2022 16h04 - Atualizado em 19/06/2022 18h06
Diretor do Procon Arapiraca fala sobre ações que visam coibir a má prestação de serviços à população
João Pedro Oliveira, Diretor do Procon Arapiraca - Foto: Reprodução

O Diretor do Procon de Arapiraca, João Pedro Oliveira, concedeu entrevista aos apresentadores do programa Antena Manhã da rede AntenaSete de rádio, Abidias Martins e Elen Cipriano e falou sobre a atuação do órgão em defesa dos consumidores na Capital do Agreste.

João Pedro fez um balanço das ações do Procon nas últimas semanas, quando foram realizadas um leque de denúncias bastante intensos, tal como as fiscalizações nos bancos localizados na área central da cidade. O Diretor do Procon disse que a maioria dos bancos de Arapiraca foram fiscalizados e autuados por oferecerem uma má prestação dos serviços, como extrapolar o limite de tempo de espera nas filas permitido por lei quanto ao atendimento presencial nos caixas.

Outro ponto citado onde o Procon de Arapiraca atuou e que pegou os consumidores de surpresa, segundo João Pedro, são as fiscalizações realizadas pela empresa Equatorial Energia durante a madrugada.

"Em alguns casos eles chegam a mexer nos medidores e os funcionários sobem no poste durante a madrugada para verificar alguma irregularidade, uma prática bastante controversa”, comentou o diretor do Procon.

Sobre essa tratativa com a Equatorial, João Pedro explicou que o órgão está tentando algumas soluções com a empresa, e contou ainda que nos últimos 15 dias, o Procon e a população de Arapiraca foram pegos de surpresa com a colocação de alguns postes metálicos nas calçadas em frente a algumas residências sob a justificativa de que estavam em situação irregular.

"Sobre este procedimento, o Procon conseguiu, através de uma notificação, que em 72 horas a Equatorial retirasse os postes e recolocassem os equipamentos no local de origem, garantindo ainda todo o fornecimento de energia para esses consumidores", afirmou. 

Outra situação que chamou a atenção do Procon foi desabastecimento de água em Arapiraca por parte da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), problema que vem se agravando com as fortes chuvas.

"Existem relatos que a falta de água já chega a trinta dias, sessenta dias, situações que vem sendo relatadas que se estendem desde antes do período de chuvas mais fortes", comentou.

João Pedro Oliveira durante entrevista aos apresentadores Elen Cipriano e Abidias Martins. Foto: reprodução 

João Pedro disse que na terça-feira (14) o Procon conseguiu encaminhar uma notificação à Casal solicitando que também num prazo de 72 horas, a Companhia zerasse a cobrança da fatura referente ao mês de junho em relação ao consumo da água para todos os consumidores arapiraquenses.

Sobre as notificações, o Diretor do Procon explicou que os problremas não são resolvidos da noite para o dia, há prazos a serem respeitados para que se consiga alguma efetividade noque se propõe, disse.

Questionado pelos apresentadores se as instituições têm se comprometido a prestar melhorias sistemáticas para os cidadãos em relação aos serviços essenciais prestados por estas empresas, João Pedro respondeu que em princípio não, por isso o órgão recorre às notificaões porque a penalidade que se consegue para essas empresas são as multas.

"Mesmo com empresas de estrutura mais elevada, quando atinge o bolso, acaba afetando, e elas sentem quando são multados e as multas podem chegar a valores astronômicos e a gente tem intensificado cada vez mais os nossos trabalhos e fiscalizações para tentar amenizar a situação para os consumidores", enfatizou.

Sobre a pergunta se o Procon pode atuar sem receber reclamações, sem ser provocado ou se o órgão pode tomar iniciativa para atuar no caso do serviço de irregularidades na prestação de serviços essenciais, como a falta de água, por exemplo, João Pedro explicou que o Procon pode faer a notificação via ofício e o órgão vem agindo bastante nessa linha porque trata-se de serviços essenciais, como no caso da Equatorial e da Casal, porque a população não consegue viver sem esses serviços, que devem ser contínuos e a prestação deve ser feita de maneira efetiva de maneira a não causar prejuízos para os consumidores.

O Diretor do Procon de Arapiraca disse ainda que as ações do órgão não podem ser anunciadas. Elas são feitas de surpresa para evitar qualquer comportamento por parte das empresas que evite ou neutralize aquela ação do órgão e citou como exemplo as ações tomadas contra alguns postos de combustíveis.

"Nós conseguimos notificar dez postos com autos de infração devido ao aumento abusivo que realizado no mês de março, e emitimos sete autos de infração contra os postos", declarou.

Sobre esse tipo de comportamento do Procon de Arapiraca, o dirertor do órgão voltou a lembrar que é necessário também obedecer os prazos para que não se possa fazer nada que venha, inclusive, a prejudicar as empresas, a sermos injustos também com as empresas, disse.

João Pedro Oliveira encerrou a entrevista explicando que existem situações em que o Procon para agir, precisa ser provocado, e existem situações em que o próprio Procon toma a iniciativba de ir a campo tentar resolver alguma situação. O diretor do órgão informou quais os canais de contato do Procon de Arapiraca com a população. 

"Estamos sempre de portas abertas para atender a população. Caso se sintam lesados e queiram procurar o Procon para denúncias caso se sintam lesados ou para buscar informações, é só procurar o Procon no seguinte endereço: Rua São José, Nº 95, Bairro Alto do Cruzeiro, Alto do Cruzeiro, ou liogar para o número 3522-1010.O órgão dispõe ainda do whatsapp 9 8213-9046 e o perfil no Instagram é o @proconarapiraca", afirmou.

Confira a entrevista na íntegra através do link https://www.redeantena7.com.br...