Arapiraca

Animais cadastrados no Meu Amigo Pet passam por coleta de sangue para castração em Arapiraca

O projeto também levou consultas veterinárias gratuitas, por meio de uma equipe médica que ficou à disposição da população

Por 7Segundos com Assessoria 24/07/2022 11h11
Animais cadastrados no Meu Amigo Pet passam por coleta de sangue para castração em Arapiraca
Animais cadastrados no Meu Amigo Pet passam por coleta de sangue para castração - Foto: Reprodução

O Meu Amigo Pet deu continuidade, neste sábado (23), ao trabalho que teve início na última semana nos bairros Teotônio Vilela, Santa Edwiges e Caititus. A equipe foi novamente até a Escola de Ensino Fundamental Pontes de Miranda, também conhecida como CAIC, para fazer a coleta de sangue dos animais cadastrados conforme a triagem realizada.

Durante a ação, 40 protetores resgataram cães e gatos em situação de abandono, que juntamente com os pets previamente cadastrados e tutelados por famílias de baixa renda, vão passar pela castração durante a semana.

“A castração traz um benefício muito grande ao animal, ele fica mais dócil e evita, inclusive, fugas. Também evita várias doenças, como o câncer no colo do útero e infecções generalizadas”, explica o secretário-executivo, Vytor Ferro.

Ainda segundo Vytor, o Meu Amigo Pet é uma iniciativa destaque por dar oportunidade de estágio a alunos dos cursos de medicina veterinária, e neste sábado, estudantes da UNINASSAU e UFAL participaram do trabalho e puderam ter esse contato inicial com a prática da profissão.

O projeto também levou consultas veterinárias gratuitas, por meio de uma equipe médica que ficou à disposição da população, e a vacinação antirrábica esteve disponível para os animais que não foram vacinados na última campanha.

O Meu Amigo Pet é executado pela secretaria executiva de Arapiraca em parceria com as secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e de Saúde, além da Associação Humanitária de Proteção Animal (AHPA) e da vereadora Dra. Fany Peixoto.

O número de animais castrados graças ao programa já chega a 900, o que faz da ação da Prefeitura de Arapiraca o maior programa de Saúde Animal do Estado.