Sem perceber, banhista nada ao lado de tubarão em praia de Fortaleza
Espécie é inofensiva ao ser humano e já foi vista no mesmo local em 2020.
Um banhista nadou ao lado de um tubarão-lixa na Praia do Náutico, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (28). O momento foi registrado por curiosos que testemunharam a aparição do animal no local.
Pessoas que estavam no local alertaram o banhista sobre a proximidade do animal, mas ele não percebeu. "As pessoas gritaram 'olha o tubarão, olha tubarão'. Mas esse tubarão não ataca ninguém e nem o banhista ouviu", disse a pessoa que filmou o peixe.
A espécie é inofensiva ao ser humano, segundo o professor Vicente Vieira Faria, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). "O maior perigo é vir alguém com uma rede correndo e pegá-lo", afirmou.
O peixe é protegido pela legislação brasileira. Em razão disso, a pesca não é permitida.
Segundo o docente, a espécie, cujo nome científico é Ginglymostoma cirratum, pode chegar a pouco mais de três metros de comprimento. O animal costuma ficar próximo a pedras nas profundezas marinhas e se alimenta essencialmente de crustáceos.
O tubarão-lixa é mais rara em outros estados, mas ainda comum no Ceará, já tendo aparecido no mesmo local durante a pandemia. "Pode não ser mais [comum] no futuro, caso a retirada por pesca e também efeitos de poluição possam interferir negativamente na população de lixas", ressaltou o professor.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
