Taxa de desemprego cai para 9,3% no 2º trimestre, diz IBGE
Esse é o menor percentual desde dezembro de 2015; desocupação atinge 10,1 milhões de pessoas
A taxa de desemprego recuou para 9,3% no 2º trimestre de 2022. A desocupação atinge 10,1 milhões de pessoas. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta 6ª feira (29.jul.2022). Eis a íntegra do relatório (619 KB).
O percentual de desocupação é o menor desde dezembro de 2015 (9,1%) e também o mais baixo para o mês desde 2015 (8,4%). O índice recuou 1,8 ponto percentual em relação ao 1º trimestre do ano, quando era de 11,1%.
A taxa de desemprego caiu 4,9 pontos percentuais desde o 2º trimestre do ano passado.
Em números absolutos, a população desocupada caiu 15,6% em relação ao 1º trimestre de 2021, o que significa menos 1,9 milhão de pessoas. Em um ano, caiu 32%, menos 4,8 milhões de pessoas.
MERCADO DE TRABALHO
A população ocupada foi recorde para a série histórica, iniciada em 2012. Foram 98,3 milhões de pessoas no 2º trimestre. Subiu 3,1% (mais 3 milhões) ante o trimestre anterior e 9,9% (mais 8,9 milhões de pessoas) em um ano.
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,8 milhões. Registrou alta de 2,6% em relação ao 1º trimestre do ano, o que são 908 mil pessoas. Subiu 11,5% contra o 2º trimestre de 2021, o que são 3,7 milhões de pessoas a mais.
Já a quantidade de empregados sem carteiras –informais– atingiu 13 milhões, o maior índice da série histórica, iniciada em 2012. O contingente cresceu 6,8% em relação ao trimestre anterior (827 mil pessoas) e 23% em relação ao 2º trimestre do ano passado, o que representa 2,4 milhões de pessoas.
A taxa de informalidade foi de 40% da população ocupada, contra 40,1% no trimestre anterior e 40,0% no mesmo trimestre de 2021. O número de trabalhadores informais chegou a 39,3 milhões, recorde da série histórica do indicador, iniciada em 2016.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
