Comportamento

Mito ou verdade? Sexólogo responde se é possível ser “imbrochável”

Especialista explica como acontece a perda de ereção e explica se a palavra figurativa pode se aplicar ao contexto literal

Por Metrópoles 08/09/2022 10h10
Mito ou verdade? Sexólogo responde se é possível ser “imbrochável”
Sexólogo responde se é possível ser “imbrochável” - Foto: Deon Black/Pexels

“Sim, ele voltou. Aquele que é o mais temido…”. Quarto Branco do BBB? Não, mas o uso da palavra “imbrochável” pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Durante seu discurso no desfile do Bicentenário da Independência, no 7 de setembro, Bolsonaro reagiu ao coro de “imbrochável” após beijar sua esposa, Michelle Bolsonaro, e foi acompanhado por seus apoiadores.

Apesar do termo ser utilizado figurativamente, o hype faz pensar: é realmente possível ser imune a brochadas? Em entrevista ao Metrópoles, o urologista e sexólogo Celso Marzano, conhecido também como Dr. do Sexo, afirmou que não.

“Vai muito do momento que o homem está passando. Nervosismo, medo de falhar, ansiedade. Eventualmente, vai acontecer com todo mundo, não existe homem imbrochável”, explicou.

Vale ressaltar: a palavra popular é usada para se referir à dificuldade de ereção ou a perda dela. Quando há uma perda de excitação, o sangue sai do tecido que retém o sangue que circula no pênis, o que causa a dificuldade em manter ou ter uma ereção.

Ou seja, assim como é impossível ser imbrochável no sentido figurado (fazendo paralelo ao ato de falhar), também seria impossível estar livre de possíveis perdas de ereção no sentido literal.