Educação

Profissionais da educação e Sinteal realizam protesto em Arapiraca

A categoria reivindica um aumento de pelo menos 10% com a prefeitura

Por 7 Segundos 20/09/2022 09h09 - Atualizado em 20/09/2022 15h03
Profissionais da educação e Sinteal realizam protesto em Arapiraca
Profissionais da educação em protesto - Foto: Rogério Nascimento/7 Segundos

Os profissionais da educação e o Sinteal se reuniram em na manhã desta terça-feira (20)em frente a Prefeitura Municipal de Arapiraca, em protesto.A categoria reivindica um aumento de pelo menos 10% com a prefeitura.

De acordo com os professores e o Sinteal, o aumento seria de 33,24% que é o piso da classe. Já foram dados pela prefeitura 15% e o prefeito sinalizou mais 5%, entretanto a categoria está tentando garantir os 18,25% que falta.

Nesta segunda, a categoria está tentando ser recebida pelo prefeito para tentar um acordo nesses 10% e não os 5%, como foi proposto .

De acordo com os profissionais, os cofres da prefeitura dispõem de 39 milhões de sobras do Fundeb. Ainda segundo eles restam chegar 4 parcelas do Fundeb, sendo as sobras suficiente para pagar o piso de 33,24%.

A categoria hoje deve convocar uma assembleia para saber se vai sinalizar uma greve ou não.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura que nos informou que o Prefeito Luciano Barbosa está em Maceió durante o dia todo e a Secretária de Educação Laura Souza está em um evento fora da prefeitura no momento.

A assessoria da Secretaria de Educação enviou a seguinte nota:

NOTA

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes informa que recebeu, nesta terça-feira (20), os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) para debater os dois reajustes salariais concedidos para a categoria, este ano.

Recentemente, a gestão municipal concedeu aumento salarial de 5%, o que perfaz 20% de reajuste no ano de 2022, índice superior aos 18,33% para o magistério.

O reajuste concedido pela Prefeitura de Arapiraca, encaminhado à Câmara de Vereadores, foi prontamente negado pelo Sindicato, que pleiteia uma porcentagem acima do estabelecido.

Após reunião realizada nesta terça-feira (20), ficou acordado que seria aguardado o resultado da assembleia da categoria para uma nova conversa entre a gestão municipal e o sindicato.